Benfica um a um contra o Estoril: Chiquinho em todo o lado a ligar a máquina da Luz
A avaliação feita por O JOGO aos jogadores do Benfica no triunfo por 2-0 frente ao Estoril, para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
Vlachodimos 5
Noite de pouco trabalho, respondendo bem no que foi obrigado a fazer, como a saída aos 90" sobre André Vidigal.
Gilberto 5
Bruno Lourenço complicou-lhe a vida, mas ainda ajudou na frente e aos 83" deixou Everton em grande posição.
Lucas Veríssimo 5
Exibição tranquila, mas marcada por ter deixado fugir André Vidigal aos 90" nas costas, valendo Vlachodimos.
Otamendi 6
Em nova dupla inédita no eixo defensivo, desviou à esquerda, cumprindo a preceito. Apesar de um ou outro passe falhado, controlou a sua zona de ação, quer pelo relvado quer pelos ares - aos 36" podia ter marcado, após falha de Thiago Silva, mas o cabeceamento saiu ao lado.
Nuno Tavares 7
Autêntica locomotiva pela esquerda, funcionou como um extremo e acumulou uma série de cruzamentos tensos e perigosos.
Gabriel 7
Varreu praticamente tudo o que havia para varrer. Bem posicionado, foi importante para evitar que o Estoril criasse grande mossa - aos 42" tem um corte primordial na área -, e nos segundos 45" assumiu de vez o controlo do miolo, ajudando as águias a avançarem rumo à baliza de Thiago Silva.
Pizzi 7
Foi o primeiro a ameaçar a baliza do Estoril. Nas combinações com Chiquinho, sobretudo, e Pedrinho, foi criando problemas à defesa canarinha, ganhando espaços e vendo os colegas em boa posição para visarem a baliza de Thiago Silva. Também ele ficou perto do golo, aos 70".
Cervi 6
Sempre com a máquina ligada, fez boa dupla com Nuno Tavares, que solicitou frequentemente, e fugiu por diversas vezes nas costas da defesa do Estoril.
Pedrinho 6
Começou na frente e jogou à direita. Ajudou a equipa a carburar e somou bons passes, como aos 8", a isolar Cervi pela esquerda, esteve perto do golo por duas vezes.
Gonçalo Ramos 6
De volta à equipa, fuzilou para o 1-0 aproveitando o muito espaço após falha defensiva do Estoril. Explorou bem o espaço ao longo do jogo, ainda que nem sempre tenha decidido da melhor forma, exagerando até no drible na área contrária.
https://ojogo.vsports.pt/embd/65654/m/8826/ojogo/499381a8d18e9a108e5112c7520b56a1?autostart=false
Everton 6
Colado à direita, escapou-se à marcação dos adversários por diversas vezes e foi capaz de entrar na área no sítio certo para fazer mossa. Na primeira ocasião, atirou fraco à figura, e na segunda preparava-se para festejar quando Marcos Valente, de carrinho, cortou.
Seferovic 5
Procurou abrir espaços e aos 79" ofereceu o golo a Everton, que não conseguiu faturar.
Taarabt 6
Inspirado, foi demasiado forte para a oposição, que em diversas situações não o conseguiu travar, quer em drible quer em arrancada. Assistiu Waldschmidt à terceira, depois de duas boas jogadas anteriores em que o golo não surgiu.
Waldschmidt 7
Entrou com tudo. Aproveitando bem o cansaço do adversário e a inspiração das águias, meteu o pé no acelerador e fechou a contagem para o Benfica. Isto depois de uma primeira ameaça, numa jogada em que aproveitou o espaço concedido para chegar à entrada da área e colocar a teste Thiago Silva.
https://ojogo.vsports.pt/embd/65666/m/8826/ojogo/da4a24763c92453cd1becb0015886bb3?autostart=false
Diogo Gonçalves -
Novo dono da lateral-direita, desta feita jogou como ala, mas sem tempo de se mostrar.
A FIGURA
Chiquinho: 7
Um verdadeiro quebra-cabeças entre linhas
Colocado à direita de início, pouco tempo passou ali. O camisola 19 percorreu diversas zonas do campo, complicando a vida ao Estoril pela sua capacidade de jogar entre linhas e pela ligação de jogo que fez com Pizzi e Pedrinho - capacidade que mostrou ainda mais nos segundos 45". Bem a aproveitar a pressão de Pizzi para recuperar a bola e oferecer o golo a Gonçalo Ramos no lance do 1-0, descobriu bem os companheiros em posição de perigo - o camisola 88 foi um deles, assim como Pizzi, mas até Otamendi beneficiou da sua visão. E aos 60" só não estendeu a diferença no marcador porque Thiago Silva não deixou.