A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Benfica no triunfo por 1-0 frente ao Casa Pia, da segunda ronda do campeonato.
Corpo do artigo
Vlachodimos 5
Foi um mero espectador e não fez uma única defesa digna de registo.
Gilberto 4
Nunca encontrou o antídoto para travar Godwin e faltou-lhe frescura e discernimento para desequilibrar na frente, como lhe pede Roger Schmidt. Saiu, sem surpresa, ao intervalo.
Otamendi 4
Foi chamado várias vezes a dobrar Gilberto e também não se deu bem com a velocidade de Godwin. Abusou das faltas para travar os rivais e acabou expulso aos 90"+2", dificultando a gestão de jogo da equipa.
Morato 6
Impôs o físico para ganhar vários duelos em zonas avançadas do terreno e, ao mesmo tempo, controlou bem o espaço nas costas, evitando sobressaltos.
Grimaldo 6
Protagonizou várias incursões pelo lado esquerdo e, fazendo uso da sua técnica, foi dos que mais tentaram derrubar o muro defensivo do Casa Pia. Saiu esgotado perto do final.
Florentino 6
Circulou muito bem a bola, jogando sempre para a frente, mas foi nos roubos de bola que sobressaiu. Fazendo uso de uma boa leitura de jogo, o médio antecipou-se várias vezes aos adversários e foi o que melhor soube interpretar a pressão alta.
Enzo Fernández 5
Acusou algum desgaste e esteve longe do fulgor dos últimos jogos. Fez alguns bons passes a variar o jogo, mas não conseguiu mostrar a sua imagem de marca: entrar na área para finalizar.
Diogo Gonçalves 5
Embalado pelo golaço frente ao Midtjylland arriscou os dois primeiros remates do Benfica, mas, tirando algumas idas à linha, não foi o desequilibrador que o Benfica precisava.
João Mário 5
Lento, previsível e tímido na hora de visar a baliza, o médio acabou "salvo" pelo passe a desmarcar Rafa no início da jogada do golo.
Gonçalo Ramos 7
Batalhou muito frente aos centrais e. Teve duas oportunidades: numa delas marcou, num lance pleno de oportunismo, e na outra viu João Nunes tirar-lhe um golo em cima da linha, aos 24".
Bah 6
Em poucos minutos fez mais do que Gilberto em 45", contribuindo para a evolução da equipa com boas arrancadas pela direita.
Yaremchuk 5
Abriu brechas na defesa do Casa Pia, mas não foi feliz na hora de finalizar: dois remates para a pista de atletismo.
Weigl 5
Ajudou a fechar o corredor central, beneficiando da queda física do adversário.
Henrique Araújo 5
Deu velocidade ao ataque.
Vertonghen -
Não tocou na bola.
A FIGURA
Rafa: 7
O único perito na arte de desequilibrar
Num Benfica carente de rasgo para contrariar a estratégia do Casa Pia, Rafa foi sempre um raio de luz na missão de conquistar os três pontos. Fazendo uso da velocidade e da capacidade de atacar o espaço, o avançado dos encarnados foi o autor do cruzamento para o golo de Gonçalo Ramos, já depois de o camisola 88 (25") e João Mário (20") terem desperdiçados boas oportunidades na cara de Ricardo Batista após passes da autoria do internacional português. Perante a falta de espaço junto à baliza adversária, Rafa também tentou fazer a diferença de meia distância, mas só um dos seus quatro remates seguiu na direção da baliza.