Confira a avaliação feita por O JOGO aos jogadores do Benfica no empate (1-1) com o Arsenal, jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.
Corpo do artigo
Helton Leite 6
Fechou bem a sua baliza, funcionou até como líbero, como aos 18", quando limpou de... cabeça. Segurou os poucos tiros na sua direção.
Lucas Veríssimo 6
Novidade, procurou não comprometer, mas não se livrou de alguns calafrios, como aos 19" em que não reagiu a Aubameyang, que falhou na cara do golo. Saiu lesionado depois de ter evitado que o mesmo dianteiro faturasse aos 75".
Otamendi 6
A jogar no meio, fez as dobras aos colegas e mesmo que por vezes em dificuldades somou vários cortes no sítio certo.
Vertonghen 5
Quando Saka lhe apareceu embalado foi uma dor de cabeça para o central belga, que fruto do seu posicionamento livrou algumas bolas. Mas teve algumas falhas e no 1-1 não seguiu com o extremo.
Diogo Gonçalves 5
Sem receio, aventurou-se pelo flanco e numa dessas jogadas até fez o cruzamento que deu o penálti da vantagem. Porém, deu alguns espaços e no lance do empate não foi capaz de evitar a entrada de Cédric.
Taarabt 5
Oscilou entre bons pormenores, mostrando visão a lançar colegas em boa posição, com erros que deixaram Jesus à beira da loucura e deixaram o Benfica em contrapé.
Pizzi 6
Certeiro no capítulo do passe e acorrendo ainda a ajudar na missão defensiva, marcou de forma eficaz o penálti que deu a vantagem, fugaz, às águias. Faltou, porém, imprimir maior velocidade ao jogo.
Grimaldo 4
O novo sistema deixou-o à mercê da velocidade quer de Bellerín quer de Saka. Esta dupla passou várias vezes pelo seu corredor, criando muito perigo, como aos 19", no falhanço de Aubameyang - tendo sido batido ainda no ar por Gabriel, num canto.
Waldschmidt 4
Sacrificado após 45" desinspirados. Até fez o primeiro tiro, mas nem pela linha de fundo saiu.
Darwin 5
Com pouco apoio, ainda ameaçou Leno, que travou o seu tiro (32") a dois tempos.
Rafa 6
Deu outro alento ao ataque da equipa. Soube explorar os espaços na defesa do Arsenal, ajudou o Benfica a respirar e a chegar à baliza de Leno, tendo obrigado o guardião a uma grande defesa, aos 62".
Everton 6
Preocupou-se em fechar e aos 73" cheirou o golo, com um tiro perto da baliza. Conseguiu segurar jogo no meio-campo contrário.
Seferovic 4
Sem ocasiões de fazer mossa.
Gabriel 6
Bom posicionamento, ganhou várias bolas e controlou o meio-campo.
Chiquinho -
Pouco tempo em campo.
A FIGURA
Weigl: 7
Deu equilíbrios para a equipa sobreviver
Colocado atrás de Taarabt e Pizzi, Weigl foi o responsável por dar equilíbrios à equipa, mostrando capacidade para aguentar a criatividade dos médios e atacantes do conjunto londrino. Recuou quando foi preciso e subiu até por vezes para fazer pressão mais alta. Com personalidade, somou várias recuperações e soube entregar a bola para os companheiros adiantados, tentando criar até dinâmica ofensiva - iniciando, por exemplo uma boa jogada aos 78". Foi obrigado a acabar a defesa-central, face à lesão de Lucas Veríssimo, e sem falhas, formando um trio capaz com Otamendi e Vertonghen.