Apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Benfica no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Champions, contra o Ajax, que terminou com um empate a dois golos.
Corpo do artigo
Vlachodimos 7
No segundo golo defendeu para a frente mas era difícil fazer melhor. Boas intervenções aos 40", 45"+2", 63" e 90"+2", aqui a garantir o empate final.
Gilberto 5
Esqueceu-se de seguir Tadic no 0-1 mas, ao longo do tempo, foi ganhando agressividade defensiva.
Otamendi 5
Algumas dificuldades nas disputas, foi acertando o passo aos poucos, ainda que nunca chegando ao nível que costuma ser o seu.
Vertonghen 5
Esteve no bem e no mal: precioso na insistência e cruzamento que forçou Haller a fazer um autogolo e infeliz no corte que deixou Vlachodimos em problemas no lance do 1-2.
Grimaldo 5
Se, no plano ofensivo, foi importante pelas subidas, a defender foi suplantado em várias ocasiões por Antony e Mazraoui. No 0-1 teve a perda de bola a meio campo.
Weigl 6
Desdobrou-se no corredor central, apanhando-se em diversos momentos perante mais adversários. Foi crescendo e teve influência na melhor organização da intermediária, soltando Taarabt.
Taarabt 7
Começou com um grande passe aos 11" e algumas iniciativas com bola mas, até ao intervalo, apagou-se um pouco. Na segunda, mais livre, agigantou-se, esmerou-se no drible e no passe, sendo uma das grandes figuras da revolta encarnada.
Everton 5
Ao princípio foi forçando o lado direito contrário mas revelando-se algo precipitado no passe. Aos 55" teve um remate que, com um ligeiro desvio, quase bateu Pasveer.
Gonçalo Ramos 8
Na ligação com Darwin e, depois, com Yaremchuk, correu quilómetros e por várias vezes procurou o remate. Aos 71", numa bomba de pé esquerdo, forçou Pasveer a defesa incompleta, bem aproveitada por Yaremchuk para o 2-2. O Ajax não o soube travar na etapa complementar e foi determinante.
Darwin 7
Inconformado, procurou o golo com arrancadas fortes em velocidade que causaram pânico, pecando apenas na decisão final. Aos 61" atirou rente ao poste esquerdo. Antes, chegou atrasado a cruzamento de Rafa.
Yaremchuk 6
Entrou com fome de golo e conseguiu o 2-2 numa insistência oportuna. Aos 70" já tinha ameaçado, num remate falhado. Encaixou muito bem no jogo das águias naquela fase.
Paulo Bernardo 5
Equilibrou o miolo.
Lázaro -
Entrou sem se ver.
Diogo Gonçalves -
Sem tempo.
A FIGURA
Rafa: 8
Levou o caos à ordem que queria Ten Hag
Em modo velocidade louca e desenfreada, em particular ao longo da segunda parte, provocou curto circuito na defesa do Ajax, fritando o chip da "máquina" que trucidara já o Sporting e muitas outras equipas esta temporada. Aos 25" teve um remate/centro a obrigar Pasveer a esforçar-se para evitar o golo, sendo que quando meteu o turbo, aos 60" e 70" por exemplo, espalhou o caos na retaguarda contrária. Noutros lances foi também um agitador imparável, ele que lançou as bases para a jogada que iria culminar no segundo golo dos encarnados, que mantém o Benfica bem vivo nesta eliminatória.