Sob as ordens de Koeman, as águias superaram o Manchester United fruto de uma vitória diante destes na Luz. Nas três ocasiões em que dependiam de terceiros acabaram por falhar os "oitavos"
Corpo do artigo
O empate em Camp Nou permite ao Benfica manter em aberto a possibilidade de seguir em frente na Liga dos Campeões. No terceiro lugar do grupo E, os encarnados contam com a "ajuda" do Bayern, que não pode perder em casa ante o Barcelona, para tomar de assalto a segunda posição, desde que pelo meio ganhem ao Dínamo Kiev.
Em quatro ocasiões idênticas à atual, só em 2005/06 o Benfica trepou do terceiro para o segundo
Um desafio de peso pois nas quatro situações similares vividas antes apenas numa conseguiram ascender à segunda posição na última jornada.
Em 2005/06, o Benfica entrou para a ronda final de grupos também no terceiro lugar, com cinco pontos. Na Luz, a equipa de Ronald Koeman tinha de ganhar ao então segundo, o Manchester United e... conseguiu. O triunfo por 2-1, com golos de Geovanni e Beto, permitiu a ultrapassagem dos encarnados, que seguiram em frente.
Logo na temporada seguinte, em 2006/07, as águias viram-se na necessidade de também ganhar na jornada final e de esperar que o rival direto, o Celtic, perdesse com o Copenhaga. No entanto, os escoceses venceriam por 3-1 e as águias perderiam por igual resultado contra o United, caindo da Champions. Em 2012/13, nova ultrapassagem falhada ao segundo classificado: em igualdade com o Celtic, o Benfica empatou a zero com o Barcelona e viu os escoceses baterem o Spartak.
Já em 2013/14, o Benfica ganhou por 2-1 ao PSG mas precisava que o Olympiacos não batesse o Anderlecht, o que não se verificou. Lisboetas e gregos acabaram com dez pontos, mas os do Pireu mantiveram a segunda posição.
Jesus tenta segunda qualificação
A cumprir a oitava presença como treinador na Liga dos Campeões, Jorge Jesus tem aqui a possibilidade de conseguir a sua segunda qualificação para os oitavos de final: a única vez que o técnico atingiu esse patamar foi já em 2011/12 quando, também pelos encarnados, levou a equipa até aos quartos de final, onde seria eliminada pelo Chelsea. Na temporada passada, recorde-se, Jesus nem chegou à fase de grupos, caindo logo na terceira eliminatória. Quanto ao Benfica, desde 2016/17, com Rui Vitória, que não passa a fase de grupos. Na altura, perdeu nos "oitavos" ante o Dortmund.