Médio-defensivo de 18 anos do Estoril tem sido observado pelas águias, que equacionam avançar para a sua contratação, embora num cenário de posterior empréstimo a um clube da Liga.
Corpo do artigo
O médio Duarte Valente pode deixar o Estoril e assinar pelo Benfica. Segundo O JOGO apurou, os responsáveis encarnados têm acompanhado ao pormenor a ascensão do jogador de 18 anos, formado nos canarinhos, e ponderam mesmo avançar para negociações com vista à aquisição de um jogador a quem reconhecem margem de progressão.
Com contrato válido até 2021, o médio-defensivo de 1,82 m terminou a época como titular do Estoril, tendo sido chamado ao onze por Ivo Vieira nos últimos quatro jogos do campeonato. Esta sequência iniciou-se frente ao Benfica, na Luz, tendo Duarte Valente sido importante para dificultar o triunfo encarnado por 2-1, consumado com um golo de Salvio aos 90"+2".
Descida de divisão dos canarinhos pode facilitar o eventual negócio
Essa exibição serviu para os responsáveis benfiquistas confirmarem as avaliações que já haviam sido feitas ao jogador, que ainda na época passada alinhava pelos juniores do emblema da Linha. Alguns dias depois, o seu treinador avaliou-o como "um futebolista que tem dado uma resposta muito positiva independentemente da idade que tem", reconhecendo-lhe potencial e realçando que a falta de alternativas precipitou a aposta no médio de 18 anos, que está na mira dos encarnados para a próxima temporada.
O interesse em Duarte Valente poderá mesmo resultar em negociação, com o Benfica a tentar aproveitar a descida de divisão do Estoril para firmar um acordo por menos do que os dois milhões de euros definidos na sua cláusula de rescisão. A acontecer, porém, a intenção do Benfica não passará pela integração imediata no plantel principal ou nos bês, mas sim pela cedência a um emblema da I Liga.