Nas principais ligas europeias, só o PSG supera o Benfica em títulos desde 2013/14, no arranque do tetra
Corpo do artigo
Com a vitória na Supertaça, o Benfica alcançou o 12.º título nas últimas 16 competições oficiais em Portugal - nas provas da UEFA, o número aumenta para um total de 21 -, estatuto que coloca os encarnados entre as melhores formações europeias. Desde que o emblema da Luz deu início a esta série, em 2013/14, ainda com Jorge Jesus ao leme, apenas o PSG conseguiu um registo superior, com 14 conquistas em igual período. Figura do encontro com o V. Guimarães, Pizzi reconheceu que este números não são fruto do acaso. "A nossa ambição é sempre vencer. Felizmente, nos últimos anos, temos conseguido uma hegemonia e isso deve-se a muita dedicação, estrutura muito forte e a um balneário ainda mais forte", afirmou o médio.
Numa análise às seis ligas que estão à frente de Portugal no ranking da UEFA (Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Rússia), o Benfica consegue superar colossos como Barcelona, Real Madrid, Bayern ou Juventus, embora em Espanha, Alemanha e Itália não seja disputada a Taça da Liga, competição que valeu quatro títulos ao PSG desde 2013/14 e três às águias.
Com 12 troféus em 21 possíveis em todas as competições, a equipa de Rui Vitória bate equipas como Barcelona, Real Madrid, Bayern ou Juventus, cujo desempenho numérico é inferior
Em Portugal, o Benfica só não fez o pleno a partir do primeiro ano do tetra, porque falhou as vitórias na Taça de Portugal e Supertaça, em 2015, ganhas pelo Sporting, Taça de Portugal, erguida pelo Braga no ano passado, e Moreirense, que eliminou o Benfica da última edição da Taça da Liga, conseguindo bater o Braga na final, em janeiro passado.
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA OU E-PAPER