UM A UM - Análise ao desempenho dos protagonistas do Benfica-Sporting, da 34.ª jornada da I Liga, que terminou com a vitória encarnada por 2-1
Corpo do artigo
BENFICA UM A UM
Vlachodimos 6
Pouco podia fazer no golo de Sporar e esteve seguro em toda a partida. Aos 52" aplicou-se para negar o golo a Nuno Mendes que surgiu em boa posição. Aos 6", 18" e 39" teve intervenções de pouca dificuldade.
André Almeida 5
Aos 34" foi batido em velocidade por Jovane, num lance sem consequências de maior. Não complicou no processo defensivo.
Jardel 6
Com Rúben Dias, esteve bem no eixo defensivo, exceção feita a uma fífia aos 65", que quase deu o golo do Sporting. Aos 47", surgiu na área e com o pé esquerdo obrigou Luís Maximiano a defesa apertada.
Tomás Tavares 5
Solução de recurso face à lesão de última hora de Nuno Tavares, entrou nervoso no dérbi. Apesar disso, serenou, sem ousar grandes aventuras pelo flanco.
Weigl 6
Voltou ao onze e quase comprometia. Com um passe errado aos 18", permitiu um lance de perigo aos leões, mas depois recuperou desse momento, ganhou fôlego, soube ser um elemento pressionante e com capacidade de antecipação aos adversários.
Gabriel 5
Cotou-se como elemento pressionante no meio-campo, algo que alternou com alguns passes falhados. Aos 45", em zona de tiro, o luso-brasileiro atirou ao lado numa das poucas vezes que pode testar a meia distância.
Pizzi 7
Eficiente nas transições, iniciou o dérbi com um aviso a Max aos 10". Inteligente na leitura do jogo, fez a assistência para Vinícius, com um passe açucarado, que valeu o triunfo encarnado. O médio luso, que teve chances para faturar, construiu ainda jogadas de ataque, vislumbrando espaços para os companheiros.
Cervi 5
O extremo argentino não teve capacidade para grandes desequilíbrios e esteve mais preocupado em fechar espaços no corredor. Mesmo assim, aos 50", dispôs de uma boa chance no coração da área, mas atirou ao lado.
Chiquinho 6
Pecou pela falta de discernimento na zona de finalização. Aos 27", em boa posição, levou tempo para rematar e viu Neto cortar-lhe a tentativa. Antes disso, aos 10" fizera uma boa abertura para Pizzi e aos 12" rematou ao lado.
Seferovic 6
Numa altura em que tem oscilado entre o onze e o banco, o avançado suíço nem sempre tomou as melhores decisões, mas deu vantagem ao Benfica num mergulho de cabeça. Aos 56", numa boa combinação com Pizzi atirou ao lado.
Florentino 5
Deu um novo pulmão ao miolo do terreno, implementando segurança no processo defensivo.
Carlos Vinícius 6
Arma de Veríssimo para dar outra dinâmica ao ataque, o avançado brasileiro não tinha feito mossa, mas acabou por decidir o dérbi, com um remate de pé esquerdo à beira do final do desafio. Teve mérito pela forma como se posicionou face à defensiva leonina e acabou por garantir os três pontos e o título de artilheiro da competição.
Rafa 5
Trouxe velocidade ao ataque e aos 79", com um remate cruzado de fora da área não ficou longe do golo.
Jota -
Teve tempo para uma arrancada rumo ao sector mais recuado, efetuando pressão junto dos jogadores leoninos que tentavam sair em contra-ataque.
A FIGURA
Rúben Dias: 7
Exibição soberana no eixo defensivo pela forma como incutiu segurança e confiança aos restantes companheiros de sector. No plano ofensivo, o defesa teve engenho para dar início a jogadas ofensivas, com particular destaque para um lance aos 27", que Chiquinho poderia ter finalizado. O camisola seis ficou ainda ligado ao resultado, pelo poder de impulsão que permitiu ganhar de cabeça à defensiva verde e branca, assistindo Seferovic para o tento inaugural. Pouco depois, na sequência de um canto, saltou mais alto que Luís Neto e fez com que a bola tirasse tinta ao poste da baliza à guarda de Luís Maximiano.
12467020
SPORTING UM A UM
Luís Maximiano 7
Com bom posicionamento e reflexos com os pés evitou dois golos (10" e 47"), no segundo a impedir o Benfica de se distanciar (estava 1-0). Pior foram as saídas, pois insistiu em passes laterais difíceis de controlar e aos quais dar seguimento. Nos golos pouco podia fazer. Acabou... no ataque.
Eduardo Quaresma 4
Abusou dos passes à queima para Ristovski, tornando o lado direito da defesa leonina o mais vulnerável. Sem grandes lances de registo na retaguarda, contribuiu com um cabeceamento à entrada da área para lance de perigo, assistindo Tiago Tomás para disparo ao poste.
Neto 6
Um punhado de cortes importantes, em esforço. A sair a jogar sentiu dificuldades e optou sobretudo para o passe fácil para o lado.
Acuña 4
Novamente a central pela esquerda, por uma questão de posicionamento raramente conseguiu usar a canhota para os seus habituais cruzamentos venenosos e remates fortes. A defender, aos 27" ficou parado na linha e comprometeu (Neto resolveu) e logo a seguir, aos 28", foi batido pelo ar no canto do 1-0.
Ristovski 5
Depois de uma primeira parte desastrosa, com erros no passe e perdas de bola que deixaram a equipa em apuros, melhorou a meio da segunda parte com intervenções no ataque: remates perigosos aos 63" e 75", e cruzamento tenso à espera de desvio aos 68".
Matheus Nunes 5
Foi o elemento mais dinâmico do Sporting na construção e na pressão alta. Fez um par de jogadas individuais na primeira parte, que concluiu com remates desviados, mas ficou ligado ao desfecho do jogo ao colocar Vinícius em jogo no 2-1.
Wendel 5
Atuação murcha, a evitar constantemente o contacto físico nas divididas, com fraca pressão e dificuldades na construção. Exceto no lance do golo leonino, a receber de Jovane e a sair da pressão pelo meio.
Nuno Mendes 6
Confiante na ala, com garra, velocidade e dribles a atirar-se para cima dos adversários sem medo, protagonizou várias jogadas de grande perigo. Aos 52" permitiu a defesa a Vlachodimos na primeira grande chance dos leões e aos 75" fugiu pela esquerda e soltou em Ristovski para novo lance de perigo.
Gonzalo Plata 4
Saiu ao intervalo, após pouca intervenção no jogo, com algumas entregas deficientes no miolo. Apenas uma ação positiva, aos 18", a roubar a bola no ataque e a servir Sporar em situação de finalização.
Sporar 7
Vinha de uma seca de cinco jogos sem marcar e voltou a fazê-lo num momento importante (1-1 aos 69"), colocando momentaneamente o Sporting na Liga Europa. De negativo, colocou Seferovic em jogo no 1-0.
Jovane 6
Durou segundos a ir ao chão em falta dura, continuou a sentir na pele a dureza do rival, mas mesmo bem marcado arrancou várias diagonais que contudo não conseguiu finalizar da melhor forma.
Tiago Tomás 6
Um remate ao poste (65") aproveitando desatenção das águias e assistência para o golo de Sporar.
Borja 4
Entrou, a equipa sofreu golo e perdeu utilidade...
Vietto 4
Mal entrou em jogo.
Battaglia 5
Esforço e atitude.