Visto na Argentina como um prodígio, médio ofensivo de apenas 16 anos já motivou contactos exploratórios da SAD. Real Madrid e Barcelona estão a observar o jovem e há notícias de emissários em Buenos Aires para completarem o relatório inicial, mas O JOGO sabe que foi da Luz que surgiu o primeiro contacto.
Corpo do artigo
Depois de Prestianni, na mira está agora Franco Mastantuono. O primeiro foi inscrito pelo Benfica a 31 de janeiro, dia em que completou 18 anos, o segundo é considerado um prodígio na Argentina, tem apenas 16 anos - faz 17 no dia 14 de agosto - e está já na agenda encarnada para o futuro. Aliás, segundo O JOGO apurou, da Luz foram feitos já contactos exploratórios que, nesta fase, têm como objetivo posicionar as águias numa corrida que deverá incluir vários colossos como grandes obstáculos na tentativa de contratar o médio de ataque do River Plate.
A legislação internacional da FIFA permite apenas a transferência aos 18 anos - salvo exceções como a mudança dos pais para outro país por motivos não relacionados com o futebol -, como aconteceu com Prestianni, mas Mastantuono está já identificado pelo departamento de prospeção do Benfica como talento a contratar e, até para tentar superar a concorrência de emblemas com outra capacidade económica, a política dos responsáveis benfiquistas tem passado pela antecipação. Neste caso, a SAD liderada por Rui Costa tem o jogador referenciado e já manifestou a quem gere o seu futuro que tem interesse numa negociação futura, algo que apenas poderá ser concretizado formalmente em agosto de 2025, embora possa ser negociado muito antes.
Mastantuono, que já alinha pela equipa principal dos “millonarios”, ainda ontem foi apontado pelo jornal espanhola “Marca” como estando na lista do Real Madrid, além do Barcelona, tendo os merengues enviado emissários a Buenos Aires para comprovar os relatórios já elaborados sobre vários talentos do River Plate, com o médio ofensivo no topo da lista. Ao que apurámos, os dois clubes espanhóis não passaram ainda à parte dos contactos pelo jogador que renovou, no dia 19 deste mês, até dezembro de 2026, tendo o contrato uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros - aumenta para 50 milhões nos últimos dez dias da janela de transferência -, que passou a ser a mais alta do futebol argentino, o que também comprova a expectativa que gera a evolução deste jogador esquerdino.
Já bateu recorde de... Saviola
Mastantuono, que foi titular pela seleção argentina no recente Mundial sub-17, já alinha pela equipa principal do River Plate, tendo sido lançado por Martín Demichelis em nove jogos da Taça da Liga (288 minutos) e um da Taça da Argentina (72 minutos). Neste último, o centrocampista estreou-se a marcar, no dia 7 de fevereiro, que lhe valeu um lugar na história do clube, dado que passou a ser o mais jovem jogador a marcar pelos “millonarios”, superando Saviola, avançado que já brilhou de águia ao peito.
Aposta num filão e o talento que o City desviou
Em janeiro, o Benfica reforçou a aposta no mercado argentino com a contratação de Prestianni (por nove milhões de euros) e Rollheiser (emprestado com compra obrigatória de 9,5 milhões). Agora aponta a Mastantuono, como já tinha tido em vista Echeverri (na foto), também do River Plate, que assinou a 25 de janeiro pelo Manchester City, aos 18 anos, a troco de... 25 milhões de euros.