Os responsáveis do emblema da Luz e da gigante de equipamentos desportivos sentam-se à mesa das negociações para discutir a prolongação do vínculo que termina em 2027
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O Benfica e a Adidas deram já início ao processo que visa acertar a renovação do contrato de patrocínio assinado em 2021 e que liga atualmente as duas partes até 2027. O JOGO apurou que o clube e a gigante de equipamentos desportivos apresentaram já as suas perspetivas, que estão em cima da mesa, estando os próximos contactos agora dependentes das negociações que, neste tipo de processos, costumam demorar vários meses até haver luz verde.
Número de associados, presença assídua na Liga dos Campeões e crescimento comercial são argumentos dos dirigentes da Luz para potenciar os cerca de 11 milhões recebidos atualmente.
Na atribuição do galardão Cosme Damião de parceiro do ano pelo Benfica à Adidas, um dos responsáveis desta empresa levantou um pouco a ponta do véu. “Tem sido um trabalho bom, com grandes resultados a todos os níveis, cheio de vitórias seja na parte comercial seja na parte desportiva. Certamente que vai ser por muitos anos e em breve teremos notícias”, afirmou Patrício Simões, senior manager sports marketing, já com o troféu em mãos.
Adolfo Haendler, responsável da Adidas para a Península Ibérica, também deixou uma mensagem em vídeo sobre a distinção e também com um olhar para o futuro. “Estamos muito confiantes que vamos continuar por muitos anos com este nível de colaboração e que vamos partilhar muitos êxitos juntos como sócios, em Portugal, no futebol português, e com muitos êxitos do Benfica”, afirmou no âmbito de uma ligação iniciada em 1983, que teve um interregno de 1990 até 1997, sendo reativado nesse ano até agora.
“Vamos continuar por muitos anos com este nível de colaboração”
Do lado encarnado, segundo apurámos, a intenção passa por firmar uma renovação em alta, ou seja, com valores mais elevados aos atualmente praticados. “O nosso plano passa por garantir que o Benfica chegue aos 500 milhões de euros de receitas em cinco anos”, afirmou a O JOGO Nuno Catarino, responsável financeiro da SAD benfiquista, esta semana, enquadrando-se neste plano o acréscimo dos patrocínios, sobretudo o que liga as águias à Adidas e que rende, na parte fixa, cerca de 11 milhões de euros anuais ao Benfica, segundo informou a “Football Benchmark”, empresa especializada na área financeira do futebol.
Vários são os trunfos que os responsáveis benfiquistas vão colocar em cima da mesa quando as negociações chegarem à fase mais “quente”. Os 400 mil sócios do clube e a presença assídua na Liga dos Campeões, com várias passagens às fases adiantadas da prova, estarão nesse baralho, mas também a subida sustentada da faturação do Benfica e o grande desenvolvimento da área comercial. A título de exemplo, quando foi assinado o contrato em vigor (2021), as águias tinham uma loja aberta no estádio e agora possuem oito, ao que se somam as vendas pelo site e pela aplicação.
Apostam também os dirigentes da Luz, além da ligação cimentada entre as partes, na recuperação financeira que a Adidas tem assegurado nos últimos anos, aumentando ainda mais o seu domínio nesta área na Europa. Já este mês, a título de exemplo, o Liverpool deixou a Nike e assinou com a gigante alemã um contrato plurianual de... 70 milhões de euros, ainda assim distante dos 120 milhões que recebe o Real Madrid, principal cliente da marca, sendo estes valores fora do alcance dos clubes portugueses dado o facto de o mercado nacional ser pouco expressivo.