O primeiro e mais velho, com 18 anos, já está enquadrado na equipa B, o segundo tem 17 e é o artilheiro dos juniores, mas há ainda mais um nome na elite das águias, com 16 anos
Corpo do artigo
Desde a inauguração do centro de estágio dos encarnados, em 2006, a fábrica de talentos não produziu um ponta de lança que tivesse vingado, sendo esta uma missão que, sabe O JOGO, está em marcha, no sentido de serem calibrados dianteiros puros, distintos da função que João Félix desempenhava e que resultou na produção de atletas como Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Cavaleiro ou Hélder Costa.
As águias estão a tentar formar jogadores para a posição 9, de avançado de raiz, mais fixo do que João Félix ou Gonçalo Guedes
No "forno" estão agora três goleadores, mais um do que o número anunciado por Luís Filipe Vieira em entrevista à TVI, dizendo que as águias vão "ter dois brevemente" e que "um tem 18 anos".
Segundo apurámos, este é Gonçalo Ramos, promovido dos juniores à equipa B, e titular da Seleção Nacional de sub-19 no último Europeu da categoria, que o impediu, para já, de alinhar com frequência: apresentou-se mais tarde, pelo que ainda não marcou.
Gonçalo Ramos passou de médio a ponta de lança
Ex-médio, a compleição física, potência, força e capacidade de remate impulsionaram-no para a posição de segundo avançado, mas acabou por ser puxado para ponta de lança na Seleção e no Benfica. Ainda terá pela frente, pelo menos, uma época de equipa B para ganhar mais maturidade e adaptar-se a um nível de exigência superior. Na última época, pelos juniores, marcou 20 golos em 35 jogos.
Henrique Araújo chegou do Marítimo em 2017/18
Segue-se Henrique Araújo, que alinha pelos juniores (soma seis golos em seis jogos) e na época passada arrasou pelos juvenis (33 jogos e 37 golos), depois de ter sido contratado ao Marítimo, clube pelo qual fez 55 tentos em 33 encontros em 2017/18. Aos 17 anos, é visto como um animal de área, menos elegante mas com enorme eficácia.
João Resende foi contratado ao Vitória de Guimarães
Na lista há agora outra promessa, com 16 anos. Acabado de chegar do V. Guimarães e muito disputado, João Resende está já na lista de elite das águias. Chegou ao Seixal e, em cinco jogos, já apontou nove golos pelos juvenis. No relatório técnico tem escrito que possui um potencial enorme e que é um sobredotado que faz golos de todo o lado.
José Gomes foi o último exemplo
Formado no Seixal, José Gomes foi o último avançado puro a ter uma oportunidade na equipa principal encarnada. Atualmente emprestado ao Portimonense, o jovem de 20 anos foi opção em 2016/17.
Na altura, Rui Vitória lançou José Gomes em cinco desafios, motivo pelo qual o internacional sub-20 luso acabou por ser campeão nacional nessa temporada. Antes, em 2011/12, surgiu Nélson Oliveira, lançado por Jorge Jesus. Fez 22 jogos, apenas nove a titular, e três golos, tendo sido depois emprestado até ser vendido ao Norwich.