Benfica pede "investigação ao exercício de funções de ex-árbitros em estruturas futebolísticas"
Tema abordado na carta enviada pelo emblema encarnado à Liga
Corpo do artigo
O Benfica pediu esta quarta-feira, em carta enviada à Liga Portugal, na qual suspendeu o processo de centralização dos direitos televisivos, uma "investigação, acompanhada de uma definição de diretrizes claras, relativas ao exercício de funções de ex-árbitros em estruturas futebolísticas bem como mecanismos que bloqueiem influências diretas ou indiretas na atual arbitragem".
Na mesma carta, o emblema encarnado refere que "não há uma resposta cabal à desconfiança na arbitragem expressa publicamente por vários clubes". "Temos assistido à contratação de ex-arbitros para as estruturas dos clubes e organizações de futebol, o que coloca em causa a transparência e isenção esperadas da atuação da arbitragem por influência direta e indireta", pode ler-se.
Recorde-se que, e embora o Benfica nunca o refira expressamente durante a carta, o FC Porto anunciou recentemente Bertino Miranda, antigo árbitro assistente e responsável do Conselho de Arbitragem até às últimas eleições na Federação Portuguesa de Futebol, como consultor.