
Ricardo Júnior/Global Imagens
Maior atividade benfiquista no Twitter provocou um aumento do número de seguidores superior a 12 por cento.
O Benfica ultrapassou o FC Porto no Twitter e passou a ser, pela primeira vez, o clube português com maior número de seguidores nesta rede social. A meio da tarde de ontem, o Benfica contava quase 96 mil seguidores (+12,3% relativamente ao mês anterior), enquanto o FC Porto tinha menos de 95 mil (+6,9%). Os dois clubes criaram as respetivas contas oficiais no Twitter mais ou menos na mesma altura (2009), mas o Benfica publica duas vezes mais "tweets" do que o FC Porto e tem uma conta com muito mais peso e influência (a PeerIndex, que mede a influência das contas Twitter através do número de respostas, gostos e partilhas gerados, atribui uma notação de 60 ao Benfica e de 39 ao FC Porto).
Moreirense (+16%), Sporting de Braga (+15,8%) e Gil Vicente (+15%) também registaram subidas significativas no número de seguidores nas respetivas contas no Twitter. O "fator Malásia" continua a ter um peso determinante na evolução negativa das contas oficiais do Beira-Mar nas duas redes sociais mais importantes. A contratação do jogador Nazmi Faiz, no ano passado, fez disparar a popularidade do clube de Aveiro naquele país asiático. Graças ao enorme número de fãs e seguidores na Malásia, o Beira-Mar afirmou-se como a quarta força nacional no Twitter e a oitava no Facebook (entre os 16 clubes da I Liga). A saída do jogador, no início de 2013, provocou uma deserção que se tem acentuado desde março. O clube continua a perder adeptos tanto no Twitter (-1% no último mês) como no Facebook (-0,3%).
Nesta rede social, aliás, o Beira-Mar foi mesmo ultrapassado pelo Paços de Ferreira, um clube que cresceu quase +24% no último mês e que conta com um número importante de fãs em El Salvador (por causa de Arturo Álvarez) e no Peru (Hurtado). Beira-Mar e FC Porto continuam a ser os únicos clubes portugueses que têm mais adeptos (Facebook) no estrangeiro do que no território nacional.
Os 16 clubes da liga portuguesa têm agora um total de 246 mil seguidores nas respetivas contas oficiais na rede social Twitter e 3,15 milhões de fãs no Facebook. FC Porto, Benfica e Sporting esmagam a concorrência nacional em termos de presença nos "social media": os três clubes têm 95% do total de seguidores (Twitter) e de fãs (Facebook) dos clubes da I Liga.
