Águias tentam ultimar transferência do compatriota de Otamendi, depois de terem desatado mais um nó. Kokçu vai mesmo para o Besiktas, num empréstimo que irá render 30 milhões efetivos
Corpo do artigo
O presidente do Benfica está atualmente a jogar em dois tabuleiros, procurando assegurar dois alvos que, na perspetiva da SAD e de Bruno Lage, são fulcrais para potenciar a capacidade de desequilíbrio no ataque. João Félix está a ser negociado com o Chelsea mas, em paralelo, Rui Costa está a acelerar o processo de contratação de Thiago Almada e com a clara intenção de, apurou O JOGO, tentar fechar o negócio a tempo de ter o internacional argentino em Lisboa no início da próxima semana ou nos dias imediatamente a seguir.
O líder das águias quer juntar o campeão mundial de 2022 aos reforços já garantidos, casos de Dedic (por oficializar) e Obrador, estando a desenvolver contactos para convencer John Textor, dono do Botafogo e do Lyon – os brasileiros cederam o jogador aos franceses na época passada –, a libertar o compatriota de Otamendi por valores comportáveis para os cofres benfiquistas, embora tenha consciência que o negócio obrigará a um investimento acima de 25 milhões de euros por mais de metade do passe.
Depois de ter começado as conversas em torno dos 20 milhões de euros, o mesmo que custou na época anterior quando foi contratado ao Atlanta United, o principal responsável das águias já superou os 25 milhões e acredita que poderá fechar em breve a transferência do jogador de 24 anos, sobretudo depois de a SAD ter garantido já um encaixe significativo com… Kokçu.
O Besiktas emitiu ontem um comunicado a oficializar as negociações com o médio turco e com o Benfica, uma formalidade local para anunciar, nas próximas horas, o acordo já alinhavado. O emblema de Istambul vai receber o camisola 10 das águias por empréstimo, mas com cláusula de obrigação de compra por 25 milhões de euros, mais 5 milhões em bónus também obrigatórios, numa forma de contornar as regras de fair-play financeiro do futebol da Turquia. Em paralelo, o diretor desportivo dos encarnados, Rui Pedro Braz, convenceu o empresário do jogador a abdicar dos 10% de intermediação que estavam contratualizados, assegurando que o encaixe total não é seguido de um corte de oito milhões.
Todas as componentes do negócio estão acertadas entre todas as partes e Kokçu deverá ser anunciado muito em breve, possivelmente já hoje, como reforço do Besiktas. Os encarnados encaixam, assim, os valores pagos há duas épocas pelo jogador, libertam um salário avultado e uma vaga, tendo aumentado a capacidade de investimento com a venda de Álvaro Carreras (ver página ao lado) por 50 milhões de euros.