Último ponta de lança a faturar foi Seferovic, diante do Moreirense. Desde aí já passaram 335 minutos, com Arsenal, a dobrar, e Farense pelo meio, sem festejos das referências da frente
Corpo do artigo
A atravessar um mau momento, o Benfica está sem vencer há quatro jogos, vendo também os seus pontas de lança viverem um período de menor fulgor.
Esta é precisamente a fase mais longa da época sem golos dos jogadores utilizados por Jorge Jesus na frente do ataque.
O último a marcar foi Seferovic, aos 25" do jogo com o Moreirense (1-1) e desde então nem o internacional suíço, nem Darwin ou Waldschmidt - Gonçalo Ramos, com poucos minutos na equipa principal, não atuou neste período - conseguiram faturar.
São assim 335 minutos sem golos de uma das lanças do ataque, naquela que é a maior seca em 2020/21, englobando a fase final do desafio em Moreira de Cónegos para a Liga, os dois com o Arsenal, para a Liga Europa, e o nulo com o Farense, também no campeonato.
Ao longo da temporada houve já fases idênticas em que os principais avançados do Benfica não conseguiram faturar, mas o embate com o Arsenal acabou por selar um novo registo negativo, superando os 330 minutos que já se tinham verificado por duas ocasiões em 2020/21 - a primeira entre os jogos com Braga (4"), Paredes (90"), Rangers (90"), Marítimo (90") e Lech Poznan (57") e depois entre Vilafranquense (48"), Vitória de Guimarães (90"), Gil Vicente (90"), FC Porto (90") e Portimonense (12"), ambas ainda em 2020. Mais recentemente houve outra série próxima da atual crise, tendo durado 325 minutos: Estrela da Amadora (24"), FC Porto (90"), Nacional (90"), Braga (90") e Belenenses (31").
Darwin e Seferovic até ocupam o topo dos goleadores das águias, com 12 golos, a par ainda de Pizzi, mas nos últimos jogos não conseguiram acertar com a baliza, algo que Jorge Jesus lamentou até no final do desafio com o Farense, no qual o clube da Luz deixou escapar mais dois pontos para a concorrência. "Criámos oportunidades, está a faltar-nos um jogador que meta a bola na baliza. Os avançados não estão com sorte", afirmou após o jogo a zeros no Estádio de São Luís, no último encontro para o campeonato.