Saída do argentino não implicará a contratação de um novo central, dado que nos quadros há cinco nomes para o lugar.
Corpo do artigo
Grimaldo já anunciou o seu futuro, falta Otamendi verbalizar o seu destino, também em final de contrato, sendo certo que na Luz a convicção aponta para que o central argentino siga o mesmo caminho do lateral esquerdo espanhol rumo à saída da Luz.
A acontecer, e segundo O JOGO apurou, a reposição de recursos humanos no eixo da defesa do Benfica será feita com recurso aos jogadores que já pertencem aos quadros encarnados.
Antes de mais, e como já noticiámos, a carreira de Otamendi de águia ao peito está a chegar ao fim. A decisão do campeão do mundo ainda não foi comunicada ao presidente Rui Costa, com o jogador a alegar que apenas no final da época tomará uma decisão definitiva. Porém, face ao rol de emblemas e ligas mais competitivas do que a portuguesa e com orçamento salarial com capacidade para suportar o pagamento ao central, na Luz já foi esgotada a expectativa de continuidade do jogador na próxima época.
Nesse sentido, o tema da sucessão foi já debatido internamente a a decisão aponta para a importância de canalizar o investimento para outras posições, sobretudo porque existe confiança que os quadros benfiquistas estão apetrechados em qualidade e quantidade para suportar a saída de Otamendi e a não reposição desta peça no tabuleiro defensivo. Às ordens de Roger Schmidt estão, além do camisola 30, António Silva, Morato e Lucas Veríssimo, trio que está nos planos para a nova temporada, embora a situação do primeiro possa mudar por estar a ser alvo de intensa cobiça de alguns tubarões europeus. Uma eventual venda já poderá causar uma mudança de órbita no plano atual.
Além destes, o Benfica conta ainda com os regressos à base de mais dois centrais: João Victor e Tomás Araújo. O brasileiro de 24 anos, que já implicou um investimento de 9,5 milhões de euros no último verão, foi cedido em janeiro ao Nantes. O português, de 21, atuou pelo Gil Vicente e também regressará à Luz no final da época.
Contando com a saída de Otamendi, será deste lote de cinco centrais com vínculo ao Benfica que se iniciará a próxima pré-temporada, altura em que a recontagem de efetivos será realizada no sentido de ser decidido, de acordo com o treinador alemão, se arranca a competição com cinco ou se alguém deixará o grupo de trabalho.
Capitão volta em Alvalade
Otamendi completou a segunda série de cartões amarelos no jogo com o Braga, o que afastou o capitão dos encarnados da deslocação a Portimão, onde foi Morato quem foi chamado para fazer dupla no eixo da defesa encarnada com António Silva. O argentino volta agora ao onze, no dérbi de domingo em Alvalade, onde o Benfica pode fazer a festa de campeão caso vença o Sporting e contando que o FC Porto vença em Famalicão na véspera. O antigo jogador dos azuis e brancos tem cinco dérbis no currículo, com duas vitórias, duas derrotas e um empate.