Benfica lança ataque ao sexto apuramento: "match point" vale dez milhões de euros

Benfica de olho nos oitavos de final da Champions
EPA
Encarnados podem fechar já hoje as contas do apuramento para os "oitavos". Vitória coloca carimbo, empate também poderá ser suficiente.
Corpo do artigo
O Benfica recebe esta terça-feira a Juventus com um objetivo bem definido. A partilhar o primeiro lugar do Grupo H com o Paris Saint-Germain, os encarnados asseguram o apuramento automático em caso de vitória, mas podem também agarrar já o bilhete dos milhões em caso de empate, desde que no outro jogo o Maccabi Haifa não deixe Paris às escuras, arrancando um triunfo ante o PSG.
Contas feitas, a missão de hoje passa mesmo por garantir já a qualificação que, desde o lançamento do atual formato da Liga dos Campeões em 2003, foi festejada pelos encarnados em cinco edições.
Ao carimbo também assegurado na temporada passada, numa caminhada iniciada por Jorge Jesus e continuada por Nélson Veríssimo que terminou nos quartos de final, ante o Liverpool, o Benfica já havia averbado dois apuramentos consecutivos, em 2015/16 e 2026/17, tendo chegado também aos "quartos" no primeiro - caiu aos pés do Bayern Munique - e ficado pelos oitavos de final do segundo - derrotado pelo Borussia Dortmund -, com Rui Vitória no comando técnico nestas duas edições.
Para não deixar tudo em aberto para a última jornada, na visita ao Maccabi Haifa, a formação de Roger Schmidt quer engrenar já esta noite a sexta e acelerar até aos oitavos de final da liga dos milhões, num desempenho que, porém, está ainda distante do que tem sido alcançado pelo rival do último clássico. Se o Benfica tem cinco apuramentos em 14 presenças na fase de grupos, o FC Porto fê-lo por 12 vezes em 17 participações. Olhando para o Sporting, os leões jogaram esta fase da competição apenas em sete ocasiões e só chegaram aos "oitavos" em duas delas.
Será um Benfica quase na máxima força - só Draxler está riscado das contas devido a lesão - aquele que vai encarar mais este duelo com a Juventus, adversário que derrotou em Turim e de cambalhota. Milik colocou a Vecchia Signora em vantagem bem cedo (4"), mas João Mário, de penálti (43"), e David Neres (55") afundaram ainda mais os bianconeri a viverem uma crise da qual têm tido muita dificuldade em sair e que na Champions chegou agora a um momento de xeque-mate. Se não vencer hoje, a Juventus é eliminada.
Bem mais tranquilo estará o Benfica, montado numa sequência de 19 jogos sem qualquer derrota, com um triunfo no clássico com o FC Porto e a liderança, repartida, do grupo da Champions, com a janela escancarada para a entrada de novo fluxo de milhões. Os encarnados já angariaram esta temporada 45,8 milhões de euros - mais 700 mil euros do que o FC Porto, enquanto Sporting ainda só garantiu 33,7 milhões -, que ascenderão a 55,4 carimbando os "oitavos", podendo ainda somar 2,8 se vencerem a Juventus ou 930 mil euros no caso de um empate. Para se perceber a dimensão do encaixe, basta relembrar que a SAD liderada por Rui Costa gastou esta época 65,8 milhões de euros em reforços colocados ao serviço do técnico Roger Schmidt.
15284105

