Aos 17 anos, já fez uma pré-época e viu o capitão puxar por ele. Eis Nuno Mendes, o lateral-esquerdo que o Benfica quis.
Corpo do artigo
É na sombra cada vez menos distante de Acuña que Nuno Mendes vislumbra a concretização de um desejo de menino que ainda é.
São 17 anos, está à beira da maioridade, de um novo contrato (o atual é até 2022), sabe O JOGO, mas o jovem vai dando sinais de justificada confiança dos responsáveis leoninos nas qualidades e capacidade de afirmação de um jogador que é para muitos um projeto de lateral-esquerdo do futuro.
12091901
Moderno no processo ofensivo e intenso na procura de abordagens defensivas, Nuno Mendes tem atrás de si um lastro de oportunidades, concedidas, quiçá, para muitos de forma prematura. Uma delas teve-a na pré-época da estação que ainda corre no calendário, presa pela pandemia da covid-19, quando Marcel Keizer, técnico de então, o levou ao estágio na Suíça.
Pois bem, as cabeças foram mudando desde que Keizer disse adeus a Alvalade na fase inicial da temporada. Leonel Pontes, Silas e agora Rúben Amorim não mudaram o que se pensa na Academia e em Alvalade sobre o canhoto e a próxima pré-temporada é, como O JOGO avançou, uma certeza de novo. Quanto ao lugar no plantel do ano que vem, é real, mas a sua dimensão dependerá sempre da concorrência; tem já, porém, a confiança do atual treinador, que elogiou em declarações recentes, ao jornal do Sporting. "Comunica muito bem e trata todos da mesma forma!", afiançou.
Nascido para o futebol no FC Despertar de Casal de Cambra, com 10 anos e como extremo esquerdo, levando a uma disputa acérrima entre Sporting e Benfica: venceram os leões, que o levaram a treinar para o seu Pólo EUL, perto de Alvalade. Fixa-se definitivamente como lateral-esquerdo a partir dos sub-15, dada a qualidade nos equilíbrios, e foi já nessa posição que despontou na seleção, mas também no Sporting, apadrinhado pelo amigo Bruno Fernandes.