A mudança de sistema tático da equipa sob o comando do alemão Roger Schmidt, onde só entra um ponta de lança, e a chegada de Petar Musa fecharam ainda mais a porta ao internacional helvético na Luz.
Corpo do artigo
O ciclo de Seferovic na Luz poderá estar a terminar e o próprio suíço já o sabe: ao que O JOGO apurou, a estrutura que gere o futebol profissional do Benfica já informou o avançado que o seu nome está colocado na lista de atletas que a SAD quer negociar na presente janela de mercado.
Mais, sabe que o valor mínimo para permitir a sua saída no imediato são dez milhões de euros, ele que chegou num custo zero que implicou um gasto de 3,9 milhões pela assinatura e intermediação.
Com a chegada de Roger Schmidt ao Benfica e a previsível mudança de sistema da equipa encarnada, para 4x3x3 ou 4x2x3x1, o espaço para pontas de lança de raiz, como é o caso de Seferovic, ficou reduzido. Além disso, está já garantida a contratação de Petar Musa, avançado croata de 24 anos, que se vai juntar às opções já existentes no plantel encarnado: Yaremchuk, Rodrigo Pinho, Henrique Araújo, Gonçalo Ramos e Darwin.
Mesmo sabendo-se que o uruguaio está encaminhado para um irrecusável encaixe financeiro e que Ramos também poderá sair se surgirem propostas atrativas, ainda sobram avançados. Na análise feita pela estrutura encarnada, Seferovic, agora com 30 anos e um salário elevado para o rendimento apresentado mais recentemente - em 2021/22 devido a lesões mas também opção só fez 15 jogos -, está na primeira linha do emagrecimento para a nova época.
Para já, houve abordagens superficiais mas nenhuma da Turquia, mercado onde não há disponibilidade para serem pagos estes valores. O processo de saída de Seferovic está a mexer, mas é previsível que se arraste no tempo, algo que poderá forçar o Benfica a baixar a fasquia: a saída do suíço representará sempre uma poupança na ordem dos 6 M€. A opinião do suíço vai pesar, pois, com um Mundial no fim do ano, vai querer escolher um clube onde possa ser titular.