Benfica já deu sete "avanços" esta época: só por duas vezes deu a volta e venceu
Quando entraram num jogo da Liga a perder, os encarnados somaram 33,3 por cento dos pontos em disputa. Em cenários iguais, FC Porto e Sporting aproveitaram respetivamente 80,9% e 66,7%. Com o Santa Clara, o Benfica voltou a deixar um opositor marcar primeiro. Só recuperou desta vez e com o Tondela
Corpo do artigo
A entrar a perder diante do Santa Clara e pelo terceiro jogo consecutivo em casa, o Benfica salvou-se finalmente de um resultado negativo, mostrando-se capaz de dar a volta ao marcador e assegurar assim os três pontos.
Algo pouco habitual esta temporada, já que nas sete ocasiões em que se viram em desvantagem no marcador os encarnados apenas por duas vezes conseguiram recuperar e conquistar a vitória: ante o Santa Clara e o Tondela, ainda na primeira volta, na 4.ª jornada.
De resto, o aproveitamento das águias neste tipo de situações tem sido escasso, ao contrário do que sucede com os rivais FC Porto e Sporting. Isto porque em sete jogos em que esteve em posição de derrotado, o clube da Luz apenas salvou sete dos 21 pontos possíveis, ou seja, 33,3 por cento, pois se ainda chegou ao empate com o Moreirense acabou por perder mesmo ante Portimonense, Sporting, FC Porto e Gil Vicente.
No terceiro lugar do campeonato, a dez pontos do líder FC Porto e a quatro do segundo, ocupado pelo Sporting, as águias apresentam números neste capítulo claramente inferiores aos dos rivais e que são até fulcrais para a diferença atual na classificação.
O comandante da Liga Bwin também chegou a ver os adversários colocarem-se em vantagem em sete partidas, mas conseguiu evitar a derrota em todas elas. Somou cinco vitórias e dois empates, perfazendo assim 17 pontos, com um aproveitamento de 80,9 por cento. A formação comandada por Sérgio Conceição venceu Paços de Ferreira, Tondela, V. Guimarães, Estoril e Belenenses e ainda evitou desaires nos dois jogos com o Sporting, nos quais entrou sempre a perder.
Já os leões, viram apenas por duas vezes o opositor abrir o marcador, com Famalicão e Portimonense, empatando o primeiro e vencendo o segundo - conquistaram assim quatro de seis pontos possíveis, ou seja, 66,7%.
14592791
Pior registo percentual em jogos com golos sofridos desde 2011/12
O setor defensivo do Benfica tem sido um problema ao longo da temporada, pelo menos olhando para o facto de em 68,2 por cento das partidas das águias na Liga de 2021/22 terem sido permitidos golos. Nos embates com Tondela (dois jogos), Moreirense (2), Santa Clara, Gil Vicente, FC Porto, Sporting, Marítimo, Braga, Estoril, Portimonense, Vitória de Guimarães, Famalicão e Boavista as águias permitiram sempre que os adversários marcassem.
Ou seja, em 22 jornadas do campeonato, os encarnados sofreram golos em 15. Este é um registo que, nos anos mais recentes, apenas encontra piores números em 2011/12: nessa altura, e apelando aos valores de toda a temporada, o Benfica permitiu golos em 22 das 30 jornadas, em 72,7 por cento das mesmas.
14591529