Pirotecnia deflagrada na receção aos catalães resulta em punição pesada. UEFA analisa situação em Barcelona. SAD benfiquista foi punida com multa de 35 mil euros e interdição de três setores das bancadas da Luz, cuja aplicação fica suspensa por um período de três anos. Mas há outra penalização em espera...
Corpo do artigo
A UEFA voltou a ter mão pesada em relação ao Benfica, relativamente ao já habitual mau comportamento dos seus adeptos. O castigo ontem divulgado pelo organismo que gere o futebol europeu refere-se à receção ao Barcelona, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas os encarnados podem sofrer outro tipo de penalizações pelos acontecimentos ocorridos anteontem, na Catalunha.
Pelo primeiro jogo, a SAD terá de pagar uma multa de 35 mil euros e corre o risco, durante dois anos, de ver interditados os setores 10,11 e 12 das bancadas da Luz num próximo jogo caseiro da UEFA, caso se repita o comportamento que originou o castigo. Em causa esteve a deflagração e arremesso de artefactos pirotécnicos para o relvado, que resultaram na interrupção do jogo ao minuto 33.
Se o Benfica passa a ter agora um período probatório de dois anos para um eventual castigo na sua própria casa, tem também a pairar sobre si outro igual para um encontro longe da Luz. Esta punição, bem como uma multa de 28 mil euros, foi decidida depois de semelhantes atos registados na visita a Toulouse, na época passada, para a Liga Europa. Poucas semanas depois e em função do historial dos apoiantes encarnados, as autoridades policiais francesas proibiram mesmo a entrada de benfiquistas em Marselha.
Analisando apenas desde que Rui Costa foi eleito presidente em 2021, as águias foram já penalizadas em mais de 200 mil euros em multas. O somatório arrancou com 38 750 euros de penalização na receção ao Liverpool, em 2022, seguindo-se uma extensa cronologia (ver coluna ao lado), que pode passar a incluir o que se passou anteontem em Barcelona. Houve arremesso de tochas e agressões a assistentes de recinto, confirmadas em vídeos que circulam na internet. O JOGO apurou junto da UEFA que esta aguarda os relatórios das autoridades e delegados para analisar e punir o que aconteceu.
COMPORTAMENTO DOS ADEPTOS
21/11/2022
Desacatos com a multa mais elevada
Desacatos nas bancadas e uso de pirotecnia na visita ao PSG resultam em multa de 55 875 euros ao Benfica.
09/05/2023
UEFA penaliza vergonha em Milão
Tochas atiradas para cima dos adeptos do Inter, em Milão, resultam em multa de 35 mil euros e proibição de venda de bilhetes aos seus adeptos para o próximo jogo fora na UEFA.
22/11/2023
Sem adeptos em Salzburgo
Mau comportamento dos adeptos, com lançamento de tochas, na visita à Real Sociedad, resultou em multa de 30 mil euros, os benfiquistas foram proibidos de comprar bilhete para a ida a Salzburgo.
08/03/2024
Pena suspensa... fora de portas
Mau comportamento dos adeptos e lançamento de tochas penalizados com multa de 28 mil euros e proibição de venda de bilhetes para o próximo jogo fora na UEFA, com pena suspensa de dois anos.
12/03/2025
Pena suspensa... num jogo em casa
Arremesso de tochas para o relvado, com paragem do jogo na receção ao Barcelona, punida com multa de 35 mil euros e proibição de venda de ingressos para o próximo jogo em casa, com dois anos de pena suspensa.