UM A UM >> Análise ao desempenho dos jogadores do Benfica na vitória, por 4-1, em Famalicão, partida da 14ª jornada da Liga Bwin
Corpo do artigo
Vlachodimos 6
Aos 29" protagonizou uma grande defesa a remate de Bruno Rodrigues, evitando o que seria o 2-2.
André Almeida 5
Iniciou o 0-2 num passe longo para Rafa, mas também revelou alguns problemas posicionais. Melhorou na segunda etapa.
Otamendi 6
Foi o central mais certo na equipa, resolvendo com atenção e tranquilidade a maioria dos lances.
Vertonghen 5
Alguns problemas na esquerda, em particular nas compensações a Grimaldo.
Diogo Gonçalves 4
Viu um amarelo muito cedo e apareceu sempre em posição bastante adiantada mas sem bola nos pés. Saiu sem brilhar, nem a defender nem a atacar.
Weigl 6
Após uma primeira parte apagada, melhorou na segunda, com a reformulação de Jesus. Aí, pesou e muito no poder da equipa no corredor central.
João Mário 5
Andou desligado da linha atacante e isso deixou a equipa órfã do seu principal criativo. Na etapa complementar cresceu, ainda que pouco.
Grimaldo 5
Sentiu claras dificuldades em dar segurança à ala esquerda nos primeiros 45 minutos, abrindo ali espaços, como no lance do 1-2. Projetado na frente foi, também, discreto.
Rafa 8
Saiu de campo com três assistências (no 0-1, 0-2 e 1-4), assumindo-se como um "pai" para Darwin. Além disso, apontou o terceiro tento, num movimento de classe ao nível da receção e do remate.
Seferovic 4
Andou perdido e aos encontrões com os centrais da casa sem causar mossa. Alheado do jogo, muito por culpa dos colegas, também pouco fez por se ver... até sair.
Gilberto 6
Entrou ao intervalo e a todo o gás, ajudando no regresso da equipa ao jogo e no criar de desequilíbrios. Participou no início do terceiro golo e nalgumas arrancadas.
Taarabt 7
Contribuiu para dar ao corredor central maior agressividade e certeza no passe para a frente. Assinou a assistência para o golo de Rafa, no 1-3, e ainda teve participação decisiva no quarto, iniciando o contra-ataque. Boa aposta de Jesus ao intervalo.
Pizzi 5
Acabou por não ter grande influência ofensiva mas auxiliou a dar mais presença de "pernas" no meio.
Paulo Bernardo 5
Sem grande tempo para se mostrar também não aproveitou os minutos de que dispôs.
Gil Dias 5
Cumpriu a fechar a ala esquerda e aproveitou para ganhar algum ritmo.
A FIGURA >> Darwin: 8
Um, dois, três fez o uruguaio outra vez
Depois do hat-trick frente ao Belenenses, num contexto onde o adversário só teve nove elementos, Darwin quis mostrar-se de novo em alto nível, repetindo os três golos. Servido por Rafa em todas as situações que finalizou com sucesso, o uruguaio também participou no lance do terceiro tento, que culminou no golo do camisola 27. Em destaque ficou pelo primeiro tento onde, de fora da área, finalizou colocado e começou aí a desbloquear a partida. Durante o tempo de jogo manteve-se "quente", disputando vários lances pela ala esquerda, onde foi um incómodo para a equipa contrária.