Benfica e Sporting no tira-teimas: igualdade de vitórias em duelos na Supertaça
Encontraram-se quatro vezes nesta prova e dividiram os triunfos. Leões em vantagem porque a primeira vitória das águias não foi validada. A realidade é cruel para as águias: há sete jogos que o Benfica não ganha ao Sporting. O último triunfo remonta a 2023
Corpo do artigo
Lutaram ombro a ombro no campeonato na época passada, despediram-se das competições frente a frente na final da Taça de Portugal e reencontram-se esta noite, no Estádio Algarve, para medirem forças e desfazerem dúvidas relativamente ao passado na Supertaça Cândido de Oliveira, onde os rivais de Lisboa surgem empatados no número de triunfos nos quatro jogos em que se encontraram – duas vitórias para cada um, embora o Sporting leve vantagem porque o primeiro triunfo do Benfica foi considerado oficioso.
A 47.ª edição da prova será sempre um tira-teimas.
O primeiro jogo disputado entre as duas equipas para esta competição foi em 1980, com os encarnados a saírem por cima (prova oficiosa e não contabilizável como troféu pela Federação Portuguesa de Futebol). Depois de um empate em Alvalade (2-2), as águias superaram o rival na Luz, vencendo por 2-1. Em 1987, os leões deram o troco ao adversário com dois triunfos (3-0 e 1-0). No terceiro round, desta vez apenas num jogo e em estádio neutro (Algarve), o Sporting voltou a bater os encarnados (1-0). Em 2019 foi a vez do Benfica empatar de novo as contas e sem piedade, com uma goleada histórica (5-0).
O Sporting soma nove triunfos na competição. O Benfica tem oito, mas o rei da Supertaça é o FC Porto com 24 conquistas. Águias não ganham desde 2023 e leões desde 2021
No total, o Sporting soma nove troféus e pode alagar essa vantagem esta noite, e o Benfica oito, podendo igualar o rival no número de supertaças erguidas.
E alguém arrisca um palpite? Pois, é difícil... No entanto, factos são factos e a verdade é que o Benfica não ganha ao Sporting, durante os 90’, há sete jogos (venceu na Taça da Liga mas no desempate por grandes penalidades). O último triunfo das águias sobre o rival foi em novembro de 2023, no Estádio da Luz, numa partida para o campeonato. O jogo terminou de forma dramática, com os adeptos de um lado e do outro em suspenso à espera da decisão do VAR – validava ou não o golo do Benfica, apontado por Tengsted e que acabou por dar o triunfo aos encarnados. De lá para cá, o Sporting superiorizou-se e nos mais recentes confrontos saiu por cima. Na liga, na última época, no desafio que praticamente garantia o título, os leões empataram na Luz e confirmaram a tendência, vencendo uma semana depois o campeonato. Mais recentemente, no Jamor, voltaram a deixar marca com novo triunfo e conquista da Taça de Portugal, num jogo polémico.
Manter-se-ão aos últimos registos, com os verde e brancos por cima, ou as águias revoltam-se e tentam dar um safanão na crise? As dúvidas começam a desfazer-se a partir das 20h45.