Declarações à SIC de António Tavares, presidente da Mesa da AG do FC Porto, à margem do velório de Pinto da Costa, na Igreja das Antas
Corpo do artigo
Corpo de Pinto da Costa passará pelo Dragão? "Aguardamos essa disponibilidade da família. Intenção que o FC Porto revelou através do doutor Fernando Póvoas. Ele está com a família a procurar encontrar a melhor solução para que o presidente Pinto da Costa possa passar num último momento perante a massa associativa e esta possa prestar uma homenagem sentida que achamos ser necessária e ele merece".
Pinto da Costa disse que não queria isso à sua direção: "Há momentos para tudo, acredito que esse foi um desabafo que o presidente Pinto da Colsta deixou, mas que os adeptos e sócios que ele sempre fez vibrar querem estar com ele. Muitos não terão hipóteses porque a Igreja das Antas é pequena. Seria um momento importante para que o seu legado possa continuar sem qualquer ferida. Estou certo que a família está a ponderar".
Passar sem a presença da direção? "Não me parece que na casa do Dragão, dos portistas quaisquer portistas não fosse permitido o acesso. Qualquer dirigente é sócio do FC Porto. Neste momento, o que é importante não é aprofundar divergências ou posições não consensuais, mas apelar aquilo que Pinto da Costa sempre fez que é defender o FC Porto.
Benfica e Sporting são os únicos clubes da I Liga que não emitiram nota de pesar: "Já disse que me parece uma atitude pouco pensada. Devemos saber distinguir a posição institucional da pessoal, podemos não concordar com as pessoas, mas as instituições merecem respeito. O FC Porto fez isso com Chalana, Fernando Martins, João Rocha. Ainda há pouco tempo Villas-Boas esteve presente na despedida de Manuel Fernandes. Não compreendemos onde está essa dificuldade porque não é só a nação portista que está de luto, mas o desporto português".