
Pedro Correia/Global Imagens
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol continua a ter mão pesada sobre os clubes por causa do comportamento dos seus adeptos. O Benfica é o clube com uma fatura maior esta semana: 14 mil euros de multas na sequência do jogo com o Paços de Ferreira.
Corpo do artigo
No relatório divulgado esta terça-feira pela Liga de Clubes, estão discriminadas as multas e os seus motivos. No caso do Benfica, 7650 euros por "reincidência - arremesso de objetos perigosos para dentro do terreno de jogo - Os adeptos do Benfica instalados na bancada topo poente no final do jogo atiraram uma tocha incandescente para o interior do relvado, sem atingir ninguém".
Mais 5585 euros pelo rebentamento de petardos durante o jogo, por diversas vezes, e ainda "dois no final do jogo". No comunicado com a publicação dos castigos, prossegue o detalhe de todos as ações dos adeptos que levaram à multa, neste caso, "no total utilizaram 33 elementos pirotécnicos conforme é relatado no Relatório dos Delegados da LPFP".
O Benfica tem ainda mais 765 euros de multa por "comportamento incorreto do público - os adeptos do Benfica instalados na bancada topo nascente gritaram "filho da p..." dirigindo-se ao ao guarda-redes visitado, aos 36 minutos de jogo". No total, os encarnados vão ter de pagar à Liga de Clubes 14 mil euros na sequência da deslocação ao terreno do Paços de Ferreira.
Já o Sporting, que recebeu o Nacional da Madeira, foi multado em 6733 euros também como resultado da entrada e permanência de materiais pirotécnicos no recinto desportivo e mau comportamento dos adeptos.
O FC Porto, que recebeu o V. Setúbal, por sua vez, tem uma multa de 3673 euros para pagar, de forma genérica pelos mesmos motivos dos seus homólogos.
Uma tarja exibida pelos adeptos do V. Guimarães na receção ao Rio Ave, a dizer "De quem é a culpa? Desta liga corrupta", valeu ao clube 765 euros de multa.
