O Benfica sagrou-se campeão nacional de juniores ao vencer, em Vila do Conde, o Rio Ave por 2-1.
Corpo do artigo
Dois golos de João Cancelo, ambos de livre direto, valeram ao Benfica a conquista do título nacional de juniores. Os encarnados venceram, por 2-1, na deslocação ao estádio do Rio Ave. Ao intervalo estavam empatados.
Com uma vantagem de um ponto à entrada para a última jornada, o Benfica necessitava de vencer em Vila do Conde para se sagrar campeão nacional, sem depender do que faria o FC Porto com o Guimarães.
Ora, ao cabo dos primeiros 45 minutos, a vantagem ia sendo do FC Porto, direto adversário dos encarnados na luta pelo título. É que enquanto um golo de Rafa (6') dava vantagem aos portistas na receção ao Vitória de Guimarães, o Benfica chegara ao intervalo empatado com em Vila do Conde. João Cancelo, aos 15', adiantou os encarnados na conversão de um canto direto, empatando Nuno Santos, aos 24', para o Rio Ave.
Na segunda parte, João Cancelo, aos 76', voltou a ser decisivo, apontando mais um livre direto que o guarda-redes do Rio Ave não conseguiu defender, marcando o golo que valeu o título. Nesta fase do jogo, as equipas já jogam com 10 jogadores. O Benfica foi o primeiro a perder um jogador por expulsão. O Rio Ave acabaria o encontro com nove atletas apenas.
O FC Porto, por seu turno, bateu o Guimarães, por 2-0, com golos de Rafa e André Silva.
Resultados da 14ª jornada
Rio Ave-Benfica, 1-2
FC Porto-V. Guimarães, 2-0
Nacional-Sporting, 2-2
Braga-V. Setúbal, 1-0
Classificação: 1º Benfica, 30 pontos; 2º FC Porto, 29; 3º Sporting, 25; 4º Braga, 20; 5º Rio Ave, 17; 6º V. Setúbal, 14; 7º V. Guimarães, 9; 8º Nacional, 7.