
Jogadores do Benfica comemora golo frente ao Paços de Ferreira.
Pedro Rocha / Global Imagens
Em termos de resultados, o FC Porto só fez menos um ponto que os encarnados nos últimos 11 desafios caseiros na I Liga, mas apontou menos 23 golos. Já o Sporting fica a 26 tentos de distância.
A vitória por 5-0, de anteontem, ao Paços de Ferreira confirmou a tendência goleadora que o Benfica exibe na Luz, em jogos do campeonato, desde que Bruno Lage se estreou ao comando. Uma capacidade concretizadora que não encontra paralelo nos principais rivais portugueses.
Em 11 partidas da I Liga desde a estreia contra o Rio Ave (4-2), são 50 os remates certeiros das águias e que valem uma incomum média de 4,54 golos por jogo. Para estes números que impressionam, contribuiu muito os 10-0 ao Nacional, mas também pesou o facto de apenas duas vezes a equipa ter marcado menos de quatro golos: num 1-0 sobre o Tondela e no 2-2 com o Belenenses (o único jogo que Lage não venceu para o campeonato).
Para chegar à meia centena de golos, o Benfica contou com a participação de 13 jogadores, dos quais dez continuam no plantel. Saíram João Félix (9), Jonas (5) e Salvio (1), sendo os outros concretizadores nesta série os seguintes: Seferovic (14), Rafa (7), Pizzi (5), Grimaldo e Cervi (2), Nuno Tavares, Vinícius, Ferro, Rúben Dias e Samaris (1).
Comparando com os principais rivais, em termos de pontos conseguidos em casa o Benfica fez 31 pontos em 33 possíveis, apenas mais um que o FC Porto: ganhou dez dos últimos 11 jogos no Dragão, contudo, a única derrota foi determinante no título de 2018/19, por ter sido contra as águias. Já o Sporting fica pior nessas contas com 26 pontos. A grande distância ficam mesmo no poder ofensivo. Enquanto os portistas fizeram 27 golos, já os leões ficaram-se pelos 24.
Melhor registo na Europa é do Ajax por um golo
A capacidade concretizadora do Benfica, de Bruno Lage, em casa só encontra paralelo na Europa com o Ajax. Contando os últimos 11 desafios, os holandeses conseguem mesmo superar o registo dos encarnados por um golo: têm 51. Curiosamente, a vantagem vem já dos dez últimos jogos da época passada. Anteontem, no primeiro encontro na Johan Cruyff Arena, para a segunda jornada da Eredivisie, o Ajax ganhou por 5-0 ao Emmen, resultado que se verificou no Benfica-Paços de Ferreira. O último lugar do pódio é do Liverpool, com 38 golos.
11201495
