Críticas feitas em maio valem multa anunciada esta terça-feira
Corpo do artigo
O Benfica foi esta segunda-feira multado pelo Conselho de Disciplina da FPF e tudo por culpa de três publicações no site do clube encarnado nos dias 2, 7 e 9 de maio. No total, o clube encarnado terá de pagar 61 200 euros de multa.
Em causa, diversas críticas do clube encarnado à atuação daquele órgão da FPF. A 2 de maio o clube da Luz reagiu à suspensão de 90 dias aplicada ao presidente Luís Filipe Vieira pelas declarações após as meias-finais da Taça da Liga, escrevendo que a decisão era "o culminar de um conjunto de decisões em que a parcialidade, a dualidade de critérios e a impreparação jurídica dos seus responsáveis é óbvia".
Cinco dias depois, o Benfica voltou a mostrar-se crítico da ação do CD da FPF. "Não deixa de ser curioso verificar que - tal como no passado recente, em que foram feitas ameaças concretas de descida a árbitros, por parte de dirigentes daquele clube - estejamos de novo a assistir ao total silêncio do Conselho de Disciplina perante estas últimas declarações do presidente do FC Porto", podia ler-se a 7 de maio.
A 9 de maio, último episódio que agora vale uma multa de 61 mil euros ao Benfica. Nesse dia, no site, o clube lisboeta acusou o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de deturpação de relatórios de delegados da Liga e da Polícia para fundamentar "mais uma penalização" ao emblema da Luz, esta na sequência de incidentes registados no jogo frente ao Feirense 28.ª jornada.
11135902
Por outro lado, o Benfica-Santa Clara, jogo que consagrou o clube encarnado como campeão nacional 2018/19, custou aos encarnados cerca de 14 308 euros pelo comportamento do público e por falhas na prevenção à violência.