
Benfica foi derrotado (2-3) pelo Braga na primeira volta, na Luz
Gerardo Santos/Global Imagens
Duelo agendado para o próximo domingo e importante nas contas do apuramento para a Champions.
No quarto lugar do campeonato à entrada para o último terço, o Benfica visita este domingo o Braga com uma pressão acrescida na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, seja direto ou através ainda das fases de qualificação.
Obrigado a ganhar, o clube da Luz desloca-se à Pedreira numa situação inédita na prova, pois nunca até agora jogara no terreno dos arsenalistas em desvantagem na classificação durante a segunda volta do campeonato.
À procura da recuperação na tabela, e agora com o terceiro lugar à mercê em caso de triunfo, fruto do empate dos guerreiros do Minho no duelo com o Famalicão (2-2), os comandados de Jorge Jesus chegam a esta partida com a confiança em crescendo, após quatro vitórias consecutivas (três na Liga NOS), apresentando ainda como argumento o registo de cinco triunfos seguidos na Pedreira.
O último desaire na casa do Braga foi com... Jesus, em 2014/15 - Talisca ainda fez o 1-0, mas Éder e Salvador Agra conseguiram a reviravolta para os arsenalistas. O atual técnico das águias, que também orientou o adversário, precisamente antes da sua primeira passagem pela Luz, tem um saldo negativo nas visitas à Pedreira, pois em seis jogos de campeonato somou apenas duas vitórias, apresentando um empate e três derrotas - na Taça da Liga teve mais um empate, sendo eliminado nas grandes penalidades. E em 2009/10, época de estreia de Jesus no Benfica, a deslocação ao Minho, numa altura em que, na primeira volta, as duas equipas estavam em igualdade na frente da Liga, valeu a ultrapassagem do Braga, após o 2-0 para os da casa.
Já neste milénio, em 2015/16, com Rui Vitória, os encarnados partiram uma vez atrás do adversário, mas ainda na primeira volta, com uma tabela classificativa, após a 10.ª jornada, semelhante à atual: o Sporting como líder, o FC Porto no segundo posto e o Braga em terceiro, à frente das águias. A vitória sorriu aos benfiquistas, que trocaram de posição com o rival.
De olho para já no terceiro lugar, como Jesus já assumiu ser a mentalidade no clube, o Benfica tem contudo, de fazer algo que ainda não conseguiu em 2020/21: vencer os seus principais rivais. Em cinco jogos são quatro derrotas e apenas um empate, neste caso com o FC Porto, no campeonato, perdendo com o Sporting, na Liga NOS, dragões, na Supertaça, e a dobrar com o Braga: quer na principal prova do futebol português quer na Taça da Liga.
