Sub-19 das águias jogam esta terça-feira o apuramento para os oitavos de final da prova ante o AZ Alkmaar. Objetivo é apagar a desilusão do passado recente
Corpo do artigo
A equipa principal do Benfica joga esta quarta-feira uma cartada importante na Liga dos Campeões, diante do Mónaco, mas antes é tempo de os sub-19 lutarem pelo apuramento para os oitavos de final da UEFA Youth League, frente ao AZ Alkmaar. Vencedores da competição em 2021/22, os encarnados viveram um autêntico pesadelo nas duas épocas seguintes, caindo na fase de grupos. Agora, sob o comando de Vítor Vinha, que chegou esta temporada ao clube, assumindo a condução dos sub-19 na Youth League a par também dos sub-23, a equipa benfiquista fez o que não tinha conseguido repetir desde o festejo na prova: chegou à fase a eliminar.
Depois do bom percurso na fase de liga, os sub-19 das águias enfrentam a partir das 13h00 o AZ Alkmaar, adversário pelo terceiro ano consecutivo de uma equipa portuguesa na competição. Depois de Sporting em 2021/22, quando derrotou os leões nas meias-finais e venceu a prova, caiu na época passada nos “oitavos” frente ao FC Porto, nos penáltis. Agora, é o Benfica a enfrentar o conjunto neerlandês, nos 16 avos de final da competição.
Com 11 pontos na fase de liga, fruto de três vitórias, dois empates e uma derrota – contra sete em 2022/23 e seis em 2023/24 –, a jovem formação benfiquista tenta atingir uma fase que apenas por quatro ocasiões não conseguiu: além das duas épocas já referidas caiu ainda em 2017/18 e 2018/19.
Chegado esta temporada ao Benfica, Vítor Vinha assume a ambição, mostrando assim o desejo de corrigir o passado recente. Falando de um “adversário com valor” e que “na transição é muito forte”, o técnico pede eficácia na finalização e frisa o desejo de defender a dimensão do clube, algo que entende que tem sido feito. “Estamos bem, temos feito um percurso muito bom dentro desta competição da Youth League. Os jogadores têm encarado de uma forma muito positiva e gostam deste tipo de jogos. Este é um espelho daquilo que é a Liga dos Campeões, portanto, esta é a nossa Liga dos Campeões. Temos de estar contentes por poder participar e desfrutar deste jogo, mas também temos de estar altamente focados, altamente concentrados e sermos altamente competitivos, além de percebermos que envergamos um símbolo muito grande e temos de estar à altura disso mesmo. Portanto, vamos encarar este jogo de uma forma positiva e com um espírito vencedor”, frisou à BTV.