Clube da Luz abordou o caso na newsletter diária e recordou palavras de Luís Filipe Vieira.
Corpo do artigo
O Benfica aproveitou a newsletter desta quarta-feira para se referir ao caso de racismo com Marega em Guimarães e recordar as palavras de Vieira em outubro do ano passado.
"Confrontados com o deplorável ato de racismo de que o jogador Marega foi vítima, importa recordar as palavras do presidente Luís Filipe Vieira quando, a 23 de outubro de 2019, lançámos uma pioneira iniciativa pela igualdade junto da UEFA", introduz, recordando então as palavras do líder do emblema encarnado. "O Sport Lisboa e Benfica fez questão de se associar à campanha #EqualGame da UEFA porque a nossa história, como instituição de referência desportiva em Portugal, no resto da Europa e mundo, acolhe múltiplos exemplos e tem tudo a ver com os valores de inclusão, de diversidade e de acessibilidade que esta iniciativa promove e que estão inscritos na nossa identidade".
A publicação prossegue depois com uma referência a Eusébio. "Uma das nossas grandes forças sempre foi sermos um espaço aberto, popular e diversificado de talento, de oportunidades e de humanismo, bastando recordar esse maior símbolo do nosso clube, Eusébio da Silva Ferreira. Nas competições desportivas como na vida não pode haver espaço para a discriminação, seja ela de que natureza for. Em campo somos todos iguais, fora dele todos temos de ter oportunidades de dar expressão às nossas diferenças e competências em plena igualdade. Estamos totalmente sintonizados com o espírito e os objetivos da campanha #EqualGame da UEFA porque somos parte desse combate, porque somos todos iguais!", menciona a newsletter.
11835556
No domingo, em Guimarães, durante o jogo da 21.ª jornada da I Liga entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto, o avançado maliano dos dragões abandonou o relvado, após ter sido alvo de cânticos e insultos racistas por parte de adeptos da equipa minhota.
Vários jogadores do FC Porto e do Vitória de Guimarães tentaram demovê-lo, mas Marega mostrou-se irredutível na decisão de abandonar o jogo, tendo acabado por ser substituído, numa altura em que os dragões venciam por 2-1, resultado com que terminou o encontro.