Para não depender da visita a Braga, Benfica tem de vencer o dérbi por uma margem de dois golos. A melhor defesa em casa poderá também ajudar no embate com o ataque mais produtivo… fora
Corpo do artigo
O palco já está a ser montado no Marquês de Pombal, mas o espetáculo irá iniciar-se no relvado do Estádio da Luz, onde Benfica e Sporting vão dar tudo para que a festa da conquista do título encha as ruas da capital já no sábado. E do lado encarnado, a arma que será empunhada pela formação de Bruno Lage será mesmo o ataque que, em jogos caseiros para o campeonato, não é superado por nenhum emblema das dez maiores ligas da UEFA.
A goleada (6-0) aplicada ao Aves SAD no último jogo fez subir os números para uns impressionantes 51 golos caseiros na Liga, registo que supera os de… 129 das 132 equipas que discutem os campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Países Baixos, Portugal, Chéquia, Bélgica e Turquia. Nestas contas faltam duas formações, que dividem esta espécie de trono europeu com as águias: os alemães do Bayern e os neerlandeses do PSV.
Em território nacional, nesta “classificação” de acertos no alvo surge o Sporting em segundo lugar, com “apenas” 38 finalizações em Alvalade, ficando o FC Porto com a medalha de bronze pelos 36 golos festejados no Estádio do Dragão. E esta significativa tendência pode ser vista como decisiva pelas águias, dado que precisam de triunfar para iluminar o caminho do título. Vencer por um golo de diferença obriga a empatar em Braga na última jornada, triunfar por dois à maior permite lançar os foguetes de imediato. Ao rival basta uma vitória à tangente e até o empate pode servir dada a vantagem no total de golos.
O Benfica não vai jogar sozinho, pelo contrário, terá pela frente um Sporting que tem o… melhor ataque da Europa fora de portas. São 47 os tiros certeiros desferidos pelos leões nas suas visitas, estatística sem igual no mesmo universo de 132 equipas, sendo que apenas Barcelona (45) e PSG (43). Mais longe está o Benfica que, nesta contabilidade, a fazer grande diferença nas contas atuais, tem menos… 16 golos.A formação de Rui Borges tem esse bónus, mas o Benfica junta outro argumento, pois Bruno Lage orienta uma defesa que tem sido um autêntico muro e os números confirmam-no. O bloco comandado por Otamendi concedeu apenas onze golos na Luz, registo igualado por FC Porto e Famalicão, tendo o Sporting concedido mais dois. A nível europeu, nas sete maiores ligas, apenas o Athletic Bilbao supera por um golo e, alargando aos dez principais campeonatos, surgem no topo os checos do Slavia Praga (7) e Jablonec (9).
Resultado desejado só em… 2014
O triunfo do Sporting vale de imediato festa dos adeptos leoninos em pleno Estádio da Luz, mas a vitória do Benfica deixa as águias a depender de um empate em Braga. Porém, se esse êxito for alcançado por dois golos de vantagem então os foguetes serão vermelhos e brancos. O passado, porém, mostra a dificuldade com que se deparam os benfiquistas. Em jogos do campeonato em casa diante do rival, é preciso recuar até fevereiro de 2014 para encontrar uma diferença que, aos dias de hoje, valha o título. O Benfica venceu por 2-0, com golos de Gaitán e Enzo Pérez, no ano do falecimento de Eusébio. As águias viriam a sagrar-se campeãs.