Rubén, lançado na segunda parte, marcou os dois golos da formação aveirense anulando, por duas vezes, a vantagem do Vitória minhoto.
Corpo do artigo
O Beira-Mar e o Vitória de Guimarães empataram hoje 2-2, em jogo da segunda jornada do grupo B da Taça da Liga, disputado no Estádio Municipal de Aveiro, mantendo-se ambos na luta pelas meias-finais.
Após empates a zero na primeira jornada, vitorianos e aveirenses desperdiçaram a oportunidade de conquistar três pontos importantes, num jogo em que os visitantes estiveram em vantagem por duas vezes, mas o Beira-Mar conseguiu igualar o encontro.
Os vimaranenses entraram melhor no encontro e Baldé deu o aviso ao minuto 8, ao atirar a bola ao poste, mas dois minutos depois, numa jogada de Barrientos, Ricardo não falhou e rematou de fora da área para o fundo das redes da baliza de Jonas.
A equipa da casa teve dificuldade em reagir à desvantagem e esteve desinspirada a partir para o ataque, enquanto o Vitória não se desconcentrou e conseguiu praticar um futebol mais organizado.
Os "aurinegros" só conseguiram chegar com algum perigo à baliza de Douglas Jesus já perto do intervalo, com Nildo, aos 43 minutos, a obrigar o guardião vimaranense a sacudir para fora, após remate forte.
No segundo tempo, Ulisses Morais lançou Rúben, por troca com André Sousa, e a aposta valeu o empate para a formação da casa, com o médio a igualar a partida aos 54 minutos, num lance com culpas para a defensiva dos visitantes.
O conjunto de Guimarães não desistiu e voltou a colocar-se em vantagem, com um golo de Marco Matias aos 65 minutos, num lance em que o avançado rematou de pronto, sem hipóteses de defesa para Jonas.
Sem desmoralizar, o Beira-Mar voltou a chegar um empate, de novo pelo médio Rúben, que esteve em tarde inspirada e "bisou" no encontro, marcando aos 75 minutos, numa jogada que N'Diaye ainda tentou cortar na linha de golo, sem sucesso.
Aos 84 minutos, o Vitória ficou a jogar com dez por expulsão de Lemos, que fez falta sobre Nildo, quando este corria, isolado, para a baliza adversária.
Já nos descontos (90+3), o Beira-Mar ainda festejou o terceiro golo, mas o árbitro Carlos Xistra invalidou a jogada por fora de jogo do avançado Balboa.
Com este empate, Beira-Mar e Vitória de Guimarães lideram provisoriamente o grupo B com dois pontos, e esperam pela partida entre Braga e Naval, que jogam a outra partida da segunda jornada do grupo a 2 de janeiro.
Jogo no Estádio Municipal de Aveiro
Beira-Mar - Vitória de Guimarães, 2-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Ricardo, 10 minutos.
1-1, Rúben, 54.
1-2, Marco Matias, 65.
2-2, Rúben, 79.
Equipas
Beira-Mar: Jonas, Pedro Moreira, Sasso, Jaime, Joãozinho, Dias, André Sousa (Rúben, 46), Nildo, Balboa, Batatinha (Saleh, 69) e Serginho (Abel Camará, 69). Suplentes: Bruno Jorge, Bura, Hugo, Hélder Lopes, Rúben, Saleh e Abel Camará.
Treinador: Ulisses Morais.
Vitória de Guimarães: Douglas Jesus, Pedro Lemos, Adoua (Freire, 81), N'Diaye, David Addy, Leonel Olímpio, André, Ricardo, Baldé, Marcos Matias (Lalkovic, 81) e Barrientos (Índio, 86). Suplentes: Matej, Freire, João Ribeiro, Siaka Bamba, Crivellaro, Lalkovic e Índio.
Treinador: Rui Vitória.
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ricardo (35), Lemos (45), Nildo (74), Douglas Jesus (76), André (87). Cartão vermelho direto para Lemos (84).
Assistência: cerca de 1500 espetadores.