Internacional A em 69 ocasiões, o defesa já participou em dois Europeus e dois Mundiais. Enquadra-se no perfil que O JOGO revelou: rodado na Europa e capaz de atuar pelo lado esquerdo.
Corpo do artigo
Está escolhido o central que faltava para completar o eixo defensivo do FC Porto. Jan Bednarek, polaco de 29 anos que atua no Southampton, de Inglaterra, vai ser reforço dos dragões, como O JOGO adiantou em primeira mão na edição online na noite de ontem.
O acordo entre os clubes é total e a SAD azul e branca vai desembolsar 7,5 milhões de euros (M€) pelo defesa dos “saints”, um valor que corresponde à cláusula de rescisão do jogador no emblema inglês. Com o atleta também está tudo acertado para a assinatura de um contrato de quatro temporadas.
Internacional pela Polónia em 69 ocasiões, Bednarek é esperado hoje à tarde no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Seguirá, logo depois, para o Estádio do Dragão, onde vai cumprir os trâmites inerentes à oficialização como reforço do FC Porto, rubricando um vínculo válido até junho de 2029.
Com 1,89 metros de altura e desde 2017 no futebol inglês, Bednarek fez, em 2024/25, a oitava temporada de ligação ao Southampton, clube pelo qual somou 254 jogos e 11 golos. Pelo meio, representou ainda o Aston Villa – quatro partidas –, a título de empréstimo.
O defesa-central formado no Lech Poznan soma mais de 180 desafios na Premier League e participou em dois Mundiais e dois Europeus, pelo que se enquadra no perfil de jogador que a SAD portista e Francesco Farioli pretendiam para apetrechar o sector recuado e que O JOGO descreveu na edição de ontem: alguém com rodagem no Velho Continente. A juntar a isto, e apesar de ser destro, Bednarek é capaz de atuar pela meia-esquerdo do eixo, sentindo-se igualmente à vontade pela meia-direita. Com Nehuén Pérez, Dominik Prpic, Zé Pedro e Gabriel Brás já nos quadros, o FC Porto completa, assim, o lote de opções à disposição do treinador italiano.