A equipa catalã venceu o Real Sociedad por 4-0, com golos de Gerard Martin (25'), Marc Casado (29'), Ronald Araújo (56') e Lewandowski (60'). Benfica e Barcelona encontram-se na quarta-feira para mais um jogo da Champions
Corpo do artigo
O Barcelona ultrapassou este domingo a Real Sociedad (4-0), que jogou quase todo o jogo em inferioridade numérica, para assumir a liderança isolada da Liga espanhola em futebol, antes de defrontar o Benfica na Liga dos Campeões.
No Estádio Olímpic Lluís Companys, o defesa Aritz Elustondo recebeu o cartão vermelho direto logo aos 17 minutos, ao carregar Dani Olmo, que seguia isolado para a baliza, deixando os bascos reduzidos a dez unidades.
O Barça soube aproveitar a vantagem numérica e, ainda antes de completados 30 minutos do desafio da 26.ª jornada, já estava a vencer por 2-0, face aos remates certeiros de Gerard Martin (25 minutos) e Marc Casado (29), ambos servidos por Dani Olmo.
No segundo tempo, o uruguaio Ronald Araújo anotou o terceiro do conjunto blaugrana, aos 56 minutos, antes de servir Robert Lewandowski para o 4-0, aos 60. O polaco passou a contar 21 tentos na prova e 34 na época, já a sua mais produtiva no clube.
Com este resultado, o FC Barcelona aproveitou da melhor maneira o desaire do Real Madrid no reduto do Betis (2-1) e lidera a prova isolado, com 57 pontos, mais um do que o segundo posicionado, o Atlético de Madrid (1-0 ao Athletic). Os merengues caíram do primeiro para o último lugar do pódio, com 54 pontos.
Barcelona e Benfica reencontram-se na quarta-feira, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Champions, no Estádio da Luz, onde os espanhóis venceram por 5-4, para a fase de liga, em 21 de janeiro.
Mais cedo, um golo solitário do suplente Diego García (90+2 minutos), ao cair o pano, na receção ao Getafe (1-0), permitiu ao Leganés regressar às vitórias na La Liga, seis jogos depois.