O astro argentino fez a sua estreia profissional no jogo de inauguração do Estádio do Dragão, em 16 de novembro de 2003.
Corpo do artigo
A um dia de enfrentar o FC Porto na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Barcelona fez questão de assinalar o regresso a um Estádio do Dragão que ficará para sempre ligado à história daquele que é considerado por muitos como o melhor jogador da história do clube e até do futebol: Lionel Messi.
Tudo começou há quase 20 anos, no dia 16 de novembro de 2003, data em que o FC Porto e o Barcelona defrontaram-se no jogo de inauguração do Estádio do Dragão, que substituiu o antigo Estádio das Antas. Na altura, o banco dos catalães contava com um tal de Leo Messi, que aos 17 anos sonhava com a estreia pelos blaugrana.
Esse momento foi-lhe concedido pelo treinador Frank Rijkaard quando restavam 15 minutos o apito final, já depois de Derlei (55' de penálti) e Hugo Almeida (68') terem marcado os golos dos dragões, com Messi a ter ficado em branco, apesar de ainda ter obrigado o guarda-redes Nuno Espírito Santo a uma defesa.
No final da partida, Messi admitiu ter entrado em campo "bastante nervoso" mas com "vontade de jogar um bocado", ao mesmo tempo em que milhares de adeptos saíam do novinho Dragão inconscientes de que tinham acabado de ver o primeiro de inúmeros capítulos da história dourada de "La Pulga" no Barcelona.
17106191
17106379