Golos de Banza na Turquia (20) seduzem Galatasaray e Fenerbahçe. Roberto Fernández nos planos do Espanhol para 2025/26
Corpo do artigo
Não foi ano de grande goleador em Braga, por conta dos curtos registo de El Ouazzani – dez golos em 47 jogos – e Fran Navarro – quatro em dez, mas há algumas rondas de baixa por lesão. De fora, porém, chegam estímulos interessantes: há fogo espalhado por Turquia e Espanha, com avançados inspirados na sua faceta predadora.
Banza e Roberto Fernández dão que falar pelo que fazem, respetivamente, no Trabzonspor e Espanhol. Os dois jogadores vivem contextos muito diferentes, mas potencialmente atrativos para as suas carreiras e para o Braga, que é dono dos passes e pode faturar bom dinheiro no próximo mercado. Se saíssem pelas cláusulas inscritas nos contratos de empréstimo, Salvador poderia esfregar as mãos de contente com uma verba de 35 milhões, contabilizando os 25 milhões inscritos na papelada adjacente à cedência de Banza ao Trabzonspor, bem como os dez milhões colocados na opção de compra do Espanhol.
O avançado congolês tem a seu favor a consistência de uma temporada completa na Turquia, na qual já foi responsável por 20 remates certeiros pelo emblema de Trabzon, sendo um dos destaques naquele país, até pelo terceiro posto na lista de artilheiros da Super Liga, graças aos 17 golos que o colocam apenas atrás de Osimhen e Piatek. A grande campanha de Banza não se reflete no desempenho da equipa, 11.ª classificada, mas está pontuada de excelência por quem o tem visto em ação, já que os gigantes Galatasaray e Fenerbahçe estabeleceram plano para tentarem chegar ao jogador de 28 anos. Se os 25 milhões não são verba realista para os cofres do Trabzonspor, Salvador pode ser mais eficiente nos seus intentos nas negociações com os clubes de Istambul.
No que toca a Roberto Fernández, que não foi feliz em Braga até dezembro, o regresso a Espanha frutificou a melhor versão do ex-Málaga, autor de três golos pelo Espanhol, em dez jogos, e um papel reconhecido como influente na recuperação dos catalães e fuga da despromoção. Gabado ainda pela forma como luta com os centrais, é apontado como alvo para a próxima época, embora os catalães não tenham arcaboiço para chegar aos dez milhões e possam tentar renovar empréstimo.
O Braga tem interesse em vender Banza, receita dúbia para Roberto, embora Fran Navarro e El Ouazzani tenham lugar no plantel de 2025/26. O espanhol terá custo de três milhões junto do FC Porto, numa cláusula obrigatória.