Certeiro nas duas primeiras jornadas, foi polido como avançado pelo português Fangueiro no Luxemburgo.
Corpo do artigo
A admirável pontaria que Simon Banza tem revelado neste começo de época ao serviço do Braga foi conquistada, em boa parte, à custa de muito trabalho, quando a liga portuguesa ainda nem sequer brilhava na linha do horizonte.
15087582
Apesar dos elogios recorrentes às suas características, o ponta-de-lança nunca se dava por satisfeito e fazia tudo para melhorar em todos os capítulos, como testemunhou Carlos Fangueiro no Titus Pétange, clube do Luxemburgo para onde foi emprestado pelo Lens no começo da carreira (2017/18). O antigo jogador do Vitória de Guimarães acumulava então o cargo de coordenador técnico e de treinador-adjunto e o atual avançado dos bracarenses pedia-lhe frequentemente "treinos de finalização." "Aconteciam só depois de a equipa treinar. Por causa dele, chegava tarde a casa [risos], mas dava gosto fazer esse trabalho. Aquele miúdo queria sempre aprender mais, mais e mais. Nunca se cansava, impressionava", contou Fangueiro.
"Queria sempre aprender, nunca se cansava. Impressionava"
A verdade é que esses treinos específicos depressa começaram a dar frutos. "Passou a fazer golos com maior facilidade. Fez 24 golos pelo Titus Pétange. Eram treinos muito direcionados para a sua posição: atacar o primeiro poste e o segundo poste na área, ou então fazer o um contra um, tendo pela frente o guarda-redes", contou o atual treinador do Dudelange (também do Luxemburgo), dando conta de um avançado corajoso. "Era magrinho e procurava, sem qualquer receio, os duelos ofensivos. Tirava com grande facilidade os adversários da frente por causa da sua velocidade. Tem uma passada longa muito forte. Quando tinha a bola na frente, era muito difícil apanhá-lo. Fez muitos golos no Luxemburgo e não se pense que se trata de uma liga fácil. O meu melhor avançado (no Dudelange) mudou-se neste verão para a liga da Turquia", argumentou.
Já o Braga ganhou, na opinião de Fangueiro, uma máquina de faturar. "Tem uma personalidade fantástica e grande potencial. Vai acrescentar eficácia ao ataque continuado da equipa", estimou.