Em três jogos à frente dos avenses, o técnico ainda não perdeu. Depois de empatar contra Rio Ave e Sporting, venceu em Faro, onde se estreou a ganhar na I Liga. Nas duas deslocações anteriores ao São Luís, como técnico do Feirense, também não perdeu: venceu na primeira vez e empatou na segunda.
Corpo do artigo
O Estádio de São Luís vai ficar na memória de Rui Ferreira. O golo de Zé Luís, na conversão de um penálti no último minuto do tempo de compensação, permitiu ao treinador de 51 anos festejar, pela primeira vez, um triunfo no escalão principal. O técnico do Aves SAD tem, curiosamente, boas recordações das visitas a Faro. Nas duas anteriores, então como treinador do Feirense também não tinha perdido: em agosto de 2021 venceu por 1-0, com um golo de Fábio Espinho, que é agora um dos seus adjuntos, e em novembro de 2022, igualmente para a II Liga, empatou 0-0.
Embora tenha afirmado, no final do jogo, que a sua equipa ainda tem “uma viagem longa pela frente”, a verdade é que deu um passo importante rumo à tranquilidade. Antes de vencer em Faro, estava no lugar de “play-off”, com 20 pontos, e agora ocupa o 14.º lugar, com mais um ponto do que o antepenúltimo, o Estrela da Amadora, e mais sete do que os algarvios, que seguem na penúltima oposição.
O jogo com o Farense foi o terceiro de Rui Ferreira no comando do Aves SAD, e sempre a somar. Na estreia, empatou a um golo em Vila do Conde, contra o Rio Ave, com um golo de John Mercado, seguindo-se novo empate, a dois golos, na receção ao Sporting. Zé Luís marcou de penálti e Gustavo Mendonça fechou o resultado já nos descontos, tal como aconteceu anteontem, no Algarve, com o golo de Zé Luís, na conversão de um castigo máximo. Esta foi a quarta vitória do Aves SAD no campeonato e, curiosamente, a primeira como visitante, depois de ter vencido nas receções a V. Guimarães, Rio Ave e Gil Vicente.
Dúvidas para sábado
Aderllan Santos e Gerson Rodrigues sofreram lesões musculares em Faro e estão em dúvida para a receção, sábado, ao Arouca. O central saiu aos 27’, sendo substituído por Nacho, e o internacional luxemburguês sentiu um problema físico 20 minutos depois de ter entrado, forçando a entrada de Tunde.