Avenses bateram o vizinho por 3-0. Segunda mão joga-se no domingo, 1 de junho
Corpo do artigo
O Aves SAD venceu na receção ao Vizela, por 3-0, este sábado, em jogo relativo à primeira mão do play-off de acesso à I Liga.
Gustavo Assunção, aos 62 minutos, de grande penalidade, e Tunde Akinsola, aos 67' e 70', marcaram os golos.
Pelo segundo ano consecutivo, o Aves SAD marcou presença no play-off, desta feita para segurar a permanência e não conquistar a subida ao escalão principal, como acontecia no caso do Vizela, uma equipa que se apresentou a jogo descomplexada, conseguindo dividir a posse de bola.
O pior para os forasteiros, hoje com Jota Silva no lugar do castigado Rhyner, esteve mesmo no capítulo da finalização, porque a equipa conseguia chegar próximo da área, mas não conseguia situações de remate.
A única vez em que os vizelenses podiam ter feito mossa resultou de uma transição, aos 44 minutos, com Vivaldo a rematar para fora.
O Aves SAD, que procurava valer a condição de primodivisionário, até começou melhor e logo na bola de saída José Luís desentendeu-se com Mercado na área contrária, num lance que podia e tinha tudo para correr melhor.
Simão Bertelli, Jorge Teixeira e Rafael Rodrigues foram as novidades entre os titulares eleitos por José Mota, expulso aos 24 minutos, numa altura em que a formação da Vila das Aves estava a perder alguma agressividade e, ofensivamente, procurava explorar as saídas rápidas.
Foi assim que Piazón, aos 31 minutos, testou os reflexos de Morro, mas era, sobretudo, nos lances de bola parada que o Aves SAD se acercava mais da baliza contrária, contabilizando-se três intervenções de relevo do central Jorge Teixeira.
O jogo estava morno, mas a falta de João Reis sobre José Luís na área do Vizela, aos 59 minutos, funcionou como despertador, com Gustavo Assunção a converter a respetiva grande penalidade e a adiantar o Aves SAD.
O Vizela acusou o golo, intranquilizou-se e permitiu que o adversário em duas saídas rápidas resolvesse o jogo, em lances finalizados por Tunde, aos 67 e 70 minutos,
O Vizela, sempre mais com o coração do que com a cabeça, subiu linhas e tentou amenizar o resultado, mas o melhor que conseguiu foi uma bola no ferro, em livre de Mörschel, já perto do final do jogo.
O segundo jogo, em Vizela, está marcado para as 19h45 de domingo, 1 de junho.