Extremo colombiano e médio argentino em análise. Millonarios e Colón aguardam ofertas para debater números. Agente de Ruiz confirma em O JOGO "abordagens", entre as quais dos dragões, mas vinca que "não há nada formal nem oficial". Farías teve a "promessa" de em breve receber uma proposta portista.
Corpo do artigo
O processo de identificação de potenciais alvos para a próxima época levou o FC Porto a sinalizar Daniel Ruiz e Facundo Farías como dois dos valores emergentes do futebol sul-americano.
O talento que o colombiano e o argentino demonstraram ao serviço do Millonarios e do Colón, respetivamente, despertou a curiosidade dos azuis e brancos, que, pelos contactos realizados nas últimas semanas, já sabem em que condições poderiam garantir cada um deles.
No entanto, ainda nenhum deles foi alvo de uma oferta, ao contrário do que chegou a noticiar-se na Colômbia a propósito de Ruiz. A SAD ainda aguarda pelo relatório de final de época de Sérgio Conceição e só depois, consoante as indicações do treinador, atacará em definitivo o mercado.
Daniel Ruiz é um extremo, de 20 anos, que tem dado nas vistas ao serviço do Millonarios, pelo qual leva quatro golos e duas assistências em 22 jogos. Internacional sub-20 pela Colômbia, o esquerdino tem contrato até 2024 e, de acordo com informações recolhidas por O JOGO, o clube de Bogotá pretende cerca de cinco milhões de euros para o negociar.
O agente não mencionou valores em conversa com o nosso jornal, mas admitiu "abordagens" com o intuito de transferir o jogador para o Dragão. "Neste momento não há nada formal nem oficial", começou por esclarecer Mauricio Serrano. "Estamos a trabalhar em algumas opções, mas são só abordagens. Não é só FC Porto. Também podem existir outras possibilidades em Portugal, assim como na Europa", esclareceu o empresário, confirmando que o clube portista "poderia encaixar nas características de jogo de Daniel [Ruiz]", até pela forma como catapultou Falcao, James, Jackson Martínez, Luis Díaz e Uribe.
"Mas não quero especular. Neste momento, o Daniel está concentrado na fase final do campeonato da Colômbia", encerrou.
Também focado nas competições que se encontra a disputar está Facundo Farías, argentino de 19 anos que já esteve no radar do Benfica. Capaz de jogar em várias posições do meio-campo para a frente, é considerado uma das joias mais reluzentes do futebol argentino na atualidade e alinha na equipa principal do Colón desde os 17 anos. Farías é representado por Martín Sendoa, outrora empresário de Otamendi, nomeadamente durante o período em que o central se transferiu para o FC Porto.
Este ano, Farías leva 19 jogos e quatro golos, dois dos quais na Taça Libertadores, prova em que esteve em ação esta madrugada, contra o Peñarol. Ao que O JOGO apurou, junto de fonte próxima do jogador, os dragões ficaram de enviar uma oferta oficial até ao final do mês, tal como a Roma e um clube inglês - o Manchester United já foi associado ao atleta. Só depois é que os responsáveis do clube de Santa Fé abrirão o período de negociações.