Autoridade da Concorrência quer transmissões de jogos da Liga vendidas em leilão
Recomendação seguiu para o Governo
Corpo do artigo
A Autoridade da Concorrência analisou o atual modelo de exploração televisiva do futebol português e fez uma série de recomendações ao Governo para que possa legislar no sentido de algumas alterações, segundo informou o Dinheiro Vivo.
A proposta principal passa pela comercialização conjunta dos direitos televisivos dos jogos da I e II Liga, no sentido de poder "gerar um valor de venda superior face à comercialização individualizada." Além disso, esse acréscimo permitiria a subida de receitas em todos os clubes, o que aumentaria a competitividade desportiva.
Assim, a AC recomenda a implementação de um "leilão de direitos desportivos", com efeitos trianuais tal como acontece em outros países, como Inglaterra ou Espanha, podendo haver a hipótese de dividir os jogos por lotes, sendo que um operador nunca poderia adquirir a totalidade desses lotes.
A recomendação enviada ao Governo refere ainda os contratos em vigor que, na opinião da Autoridade da Concorrência, "apresentam uma duração muito alargada que se prolonga, nalguns casos, até à época desportiva 2027/28."