Aursnes deixa seleção da Noruega: "O futebol atual é cada vez mais exigente"
Selecionador da Noruega aponta a O JOGO a “grande perda” após a decisão do jogador de deixar a seleção. Camisola 8 da Luz diz que precisa de “mais tempo e liberdade” extra futebol. Ponderou durante meses e só agora sai por força do técnico da Noruega. É o jogador mais utilizado por Schmidt em 2023/24.
Corpo do artigo
Fredrik Aursnes deixou a seleção da Noruega. Aos 28 anos, o futebolista do Benfica decidiu não só focar-se no clube da Luz mas também em ter “mais tempo e liberdade para dar prioridade a outras coisas para além do futebol”, como assume em comunicado publicado pela federação norueguesa de futebol. Stale Solbakken, selecionador daquele país, respeita a opção do futebolista mas lamenta, até porque fala do camisola 8 encarnado como peça “importante” da seleção.
“Claro que é uma grande perda para a Noruega. Fez parte do onze em todos os jogos de qualificação, fez todos os grandes jogos por nós, pode jogar em muitas posições e por isso é uma grande perda, é um grande jogador e uma grande pessoa. Se tem esse sentimento não há volta a dar. Não podemos forçá-lo”, frisa a O JOGO, sublinhando a baixa de vulto para a estratégia da Noruega a meio-campo, onde o vê no seu melhor. “Está no topo da sua forma enquanto futebolista. Nos últimos dois anos esteve muito estável e consistente. Sinto que é melhor médio do que lateral, mas é importante que possa jogar em todas as posições”, afirma, reforçando: “Penso que é melhor em posições interiores, como 6 ou 8, e connosco podia até jogar aberto num meio-campo a quatro com laterais ofensivos. Mas não a lateral. Vou sentir falta dele como médio, não como lateral.”