Resultados da auditoria forense do FC Porto
Corpo do artigo
Entre 2017/18 e 2023/24 só em cinco jogos, a SAD do FC Porto terá sido lesada em 336 mil euros em bilhetes que foram disponibilizados aos Super Dragões ao abrigo do protocolo com a claque.
A oferta de bilhetes prevista aos membros dos Super Dragões no âmbito do aniversário da Associação “nunca foi concedida no jogo que resultaria da aplicação dos termos dos Protocolo”s, que aponta “sempre para um jogo da Liga portuguesa”. Na época de 2023/24, o jogo em que foi celebrado o aniversário foi com o Barcelona, da Liga dos Campeões. “Nos jogos em que foi celebrado o aniversário, foram cedidos bilhetes a título gratuito à totalidade dos membros, no entanto, de acordo com o protocolo, nesses jogos deviam ter sido vendidos bilhetes a preço com desconto aos membros que constam na lista de filiados”. Com a exceção de 2023/24 – em que isso estaria previsto – nas épocas anteriores “deviam ter sido cedidos bilhetes gratuitamente a metade dos filiados e os restantes vendidos com desconto”, contudo “todos os ingressos foram oferecidos”.
De acordo com a auditoria em 2017/18 devia ter sido a receção ao Paços de Ferreira a “celebrar” o aniversário da claque, o que teria um impacto negativo de menos de três mil euros. Porém, foi na visita do Benfica (sempre a maus apetecível para os adeptos e com maior ocupação do estádio) que o protocolo foi acionado, resultando em perdas estimadas superiores a 51 mil euros. Na época seguinte, o Tondela foi “trocado”, de novo, pelo Benfica, que resultou numa “oferta” de 67 mil euros em bilhetes. Já depois da pandemia, em 21/22, de novo os encarnados no aniversário – em vez do Paços de Ferreira – com perdas de quase 50 mil euros. O cenário repetiu-se em 22/23 com o Benfica no luygar do Braga e uma perda a rondar os 58 mil euros. Finalmente, em 23/24 o jogo que estaria previsto no protocolo seria a receção ao Portimonense, mas foi com o Barcelona que foi ativado o acordo com 86 mil euros em oferta de bilhetes.