Confira algumas das curiosidades em torno da ronda dez da Liga Bwin.
Corpo do artigo
Os clubes recém-promovidos à Liga Bwin - Estoril, Arouca e Vizela - são o terceiro lote mais bem sucedido de entre os 26 grupos de três ou dois clubes provenientes da II Liga.
Esta é uma das principais conclusões do estudo de O JOGO que analisou as classificações gerais à 10.ª jornada, desde 1995/96, época a partir da qual as vitórias passaram a valer três pontos.
Regressando a esta época, o grande responsável por este brilharete dos recém-chegados ao escalão maior é o Estoril, que ocupa o quinto lugar, com os mesmos pontos do Braga. Os canarinhos, que entraram na Liga com o título de campeão da Liga Sabseg como cartão de visita, estão a fazer um campeonato acima das melhores expectativas, tendo até desalojado o Benfica da liderança no último fim de semana, graças a um empate (1-1). Entretanto, as carreiras de Arouca (11.º) e do Vizela (12.º) não deslustram, tendo os três clubes obtido uma classificação média de 9,3. Para os mais interessados nos números, explique-se que este valor obtém-se somando as três classificações e dividindo-as por três.
Esta mesma lógica, a tal que definiu os recém-promovidos deste ano como os terceiros melhores, é a mesma que diz que os melhores do ranking no período em estudo, foi a fornada de 2007/08, na qual o V. Guimarães (3.º) e Leixões (10.º) - sim, foram apenas dois os promovidos nesse ano - conseguiram uma classificação média de 6,5.
Curiosidades
5.º com mais remates
O central Coates voltou a ser decisivo e marcou o segundo golo consecutivo a valer a segunda vitória seguida ao Sporting, ambas por 1-0. É o 5.º defesa-central da Liga Bwin com mais remates: sete.
144 pontos de Samu
Com ou sem pitões de alumínio, a verdade é que o técnico Álvaro Pacheco prescindiu da titularidade de Samu. Mesmo entrando aos 59", o médio ainda é o mais pontuado do plantel no ranking O JOGO: 144 pontos.
6 golos de canto
Foram seis os golos nascidos na sequência de canto, nesta jornada. São agora 28 em toda a prova, o que representa a fatia de leão, 40% de todos os golos de bola parada (70). Os golos de bola corrida são 149.
771 espectadores
A média de espectadores por jogo tem vindo a diminuir. Da média de 4626 da ronda de abertura, há agora cinco jornadas com menos de mil espectadores por recinto. A última média pré-pandemia (24.ª, em 2019/20) foi de 11 140.
1.ª vitória em estreia
Foram precisos dez jogos para o Belenenses ganhar pela primeira vez. Os azuis, agora orientados por Filipe Cândido, igualaram outros cinco emblemas, com um triunfo. Na época anterior, a última equipa a conseguir a primeira vitória foi o Farense (sétima ronda).