Karyaka, atual adjunto do Amkar, está surpreendido com a nula produtividade do ataque das águias na prova.
Corpo do artigo
Contratado em 2005 ao Krylya Sovetov, Karyaka teve uma carreira sem sucesso na Luz, regressando após época e meia ao seu país, onde jogou durante mais sete anos. Reformando-se no final de 2013/14, tornou-se adjunto no Amkar, cargo que desempenha. Conhecendo bem o adversário do Benfica, o agora técnico avisa as águias para serem eficazes na finalização, caso contrário a vitória estará longe.
Com zero pontos e a precisar da ajuda do Manchester United, a qualificação é sonho impossível para o Benfica?
-Vi o primeiro jogo contra o CSKA, na Luz, e foi complicado para o Benfica. Chegou a estar em vantagem, mas depois o CSKA deu a volta e complicou a vida ao Benfica na competição. Apesar disso, julgo que nem tudo está acabado, ainda tem algumas hipóteses de seguir em frente.
Tetracampeão e tendo chegado nas duas edições anteriores da Champions aos "quartos" e "oitavos", o Benfica apresenta o pior registo de um cabeça de série na prova. Esperava mais desta equipa?
-No final da última época, na qual conquistou o título, o Benfica decidiu vender vários jogadores importantes para alguns dos principais clubes da Europa, por isso agora precisa de tempo para reconstruir a equipa e para voltar a jogar ao mais alto nível nas competições europeias. Mas penso que há tempo para o Benfica voltar a brilhar na Europa.
O CSKA tem duas vitórias fora na Champions e duas derrotas em casa. O Benfica pode tirar vantagem dessa aparente debilidade? Como deve montar Rui Vitória a equipa para ganhar?
-O desafio em Moscovo vai ser muito complicado não só para o Benfica, mas também para o CSKA. O Benfica procura ganhar e o CSKA quer defender a sua posição, por isso acredito que vai ser um jogo muito disputado e equilibrado. A equipa que souber gerir melhor os diferentes momentos de jogo, assim como a pressão e responsabilidade da partida, e aproveitar melhor os detalhes será aquela que estará mais perto de conquistar os três pontos.
"O ataque do Benfica tem sido um problema. Para passar é preciso marcar"
Os seis golos sofridos pelo CSKA nos dois jogos realizados em casa na Liga dos Campeões podem ser animadores para o Benfica? Ou, face à classificação, veremos um CSKA mais fechado e sólido na defesa?
-Apesar desses números nos dois primeiros jogos, o CSKA tem um bom sector defensivo, sendo comandado por um guardião experiente e seguro como Akinfeev. Por isso, e pelo que tem sido a produção até agora, não acredito que o Benfica tenha muitas ocasiões para marcar em Moscovo.
Exige-se por isso a Jonas, melhor marcador da liga portuguesa, e companhia, eficácia total, caso contrário as aspirações do Benfica estão condenadas?
-O Benfica não pode desperdiçar. É claro que vai ter algumas oportunidades, mas tem de aproveitar. Vamos ver como o Benfica vai jogar e o que vai ser capaz de fazer. O ataque do Benfica tem sido um problema. Não sei como tem sido o desempenho da equipa em Portugal, mas na Champions não se tem exibido em grande nível, tem apenas um golo... E para passar é preciso marcar.