Ataque carbura como nunca: FC Porto espreita melhor marca da era Pinto da Costa
FC Porto de Conceição chega ao clássico mortífera e pode terminar com a melhor média de golos da era Pinto da Costa. A equipa de Artur Jorge (84/85) terminou com 2,6 golos por jornada e bater esse registo significa, também, superar o recorde absoluto de 88 golos marcados pelo FC Porto numa Liga com... 38 rondas
Corpo do artigo
Com o título à distância de um ponto, o FC Porto de Sérgio Conceição ainda tem alguns objetivos menores que pode alcançar. Um deles prende-se com a produção ofensiva e outro com a pontuação recorde num campeonato a 34 equipas e que está cifrado nos 88.
Mas é de golos que falamos. Com apenas um jogo em branco em todo o campeonato - que custou a única derrota até à data -, os dragões chegam àquele que pode ser o jogo da celebração mais mortíferos do que nunca com o atual treinador, podendo terminar como a equipa portista com o melhor ataque dos últimos 40 anos, ou seja desde que Pinto da Costa é o presidente.
Neste momento, o FC Porto soma 83 golos em 32 jornadas e até já marcou mais golos do que em todo o campeonato de 2017/18 - do primeiro título -, naquele que era o mais produtivo do treinador.
A média atual é de 2,59 por jornada e está apenas uma centésima abaixo do melhor registo que foi fixado pelo FC Porto de Artur Jorge (1984/85), naquele que foi o primeiro título nacional de Pinto da Costa, como se pode ver na infografia.
De referir ainda que em cinco temporadas, só por uma vez a equipa de Conceição não terminou com o ataque mais produtivo do campeonato.
Olhando apenas para os números globais, o recorde absoluto de golos do FC Porto num campeonato foi alcançado em 1987/88, com Tomislav Ivic: foram 88, mas numa prova com 38 jornadas. Um registo que também ainda está ao alcance da equipa atual, em menos quatro rondas.
A explicar parte destes números está o facto de o FC Porto ser, de longe, a equipa mais rematadora do campeonato. À partida para o clássico na Luz, os dragões têm 528 finalizações, mais 69 (ou seja, mais de duas por jogo) em relação ao Sporting e mais 87 do que o rival que vai defrontar no sábado. Neste particular, Taremi é o "rei" da Liga com 80 remates. O FC Porto é, ainda, a equipa que consegue mais ações nas áreas contrárias: 924 contra 785 do Benfica e 653 do Sporting.