Protocolo assinado contempla ainda ações de formação nos estabelecimentos prisionais
Corpo do artigo
A Associação de Futebol do Algarve (AFA) e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais celebraram um protocolo de colaboração com vista à promoção da prática do futebol, do futsal e do walking football nos estabelecimentos prisionais da região, nomeadamente de Faro, Olhão e Silves, bem como à organização de ações de formação nesses mesmos estabelecimentos.
De momento, o futsal é a modalidade mais praticada no universo prisional, possuindo, de acordo com a nota distribuída pela AFA, “um elevado valor educativo e pedagógico e podendo assumir um papel relevante ao nível das competências sociais e individuais”.
A AFA, presidida por Reinaldo Teixeira, candidato às eleições na Liga, tem pautado boa parte da sua atividade pela proximidade com as instituições algarvias, ora promovendo as modalidades sob a sua égide, ora desenvolvendo ações de cariz social junto da população. Esta nova parceria insere-se, precisamente, na “política de responsabilidade social da AFA, que continua empenhada em prestar o serviço público de colocar a prática desportiva ao dispor da sociedade”.