Assembleia Geral do Sporting realiza-se hoje: votação eletrónica promete aquecer
Sócios são chamados hoje a pronunciar-se sobre a forma de votação presencial e à distância.
Corpo do artigo
É já este domingo, a partir das 9h30, no Pavilhão João Rocha, que os sócios do Sporting se irão pronunciar sobre alguns dos temas mais palpitantes da atualidade leonina. Além da incontornável apreciação e votação do Relatório de Gestão e as Contas do Sporting, respeitantes ao exercício de 1 de julho de 2022 a 30 de junho de 2023, ponto número um da ordem de trabalhos, em cima da mesa estará igualmente uma das questões mais fraturantes: a introdução da possibilidade do voto eletrónico à distância nas assembleias gerais comuns e nas eleitorais, a par do voto eletrónico presencial já previsto - O Movimento "Hoje e Sempre Sporting", tal como os candidatos vencidos no último sufrágio, Nuno Sousa e Ricardo Oliveira, questionaram a proposta.
Mais pacífica será a apreciação e votação da proposta do Conselho Diretivo de atribuição do nome de Cristiano Ronaldo, a principal bandeira da formação leonina, à porta 7 do José Alvalade e a apreciação e votação da proposta do Conselho Diretivo de autorização de venda de um imóvel em Benavente. Os leões dão prioridade a sócios que pretendam reativar o Núcleo do Sporting de Benavente, pelo valor mínimo de 48 mil euros.
Em relação ao segundo ponto da ordem de trabalhos, aquele que aparentemente poderá gerar mais polémica, o voto eletrónico, é exigida a "maioria qualificada de, pelo menos, três quartos (75%) do número dos sócios presentes e, cumulativamente, três quartos (75%) dos votos dos sócios presentes". Já em relação ao quarto e último ponto, é exigida uma "maioria de, pelo menos, dois terços (66,66%) dos votos, nos termos do n.º 2 do artigo 43º dos Estatutos."
17128728
17130424