Proposta apresentada pelo Presidente da Assembleia da República
Corpo do artigo
A Assembleia da República vota, na quinta-feira, uma nota de pesar sobre Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto falecido no sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos.
A proposta foi apresentada pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.
"Projeto de voto de pesar nº 566/XVI/1.ª
Pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa
Faleceu, no passado 15 de fevereiro, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, aos 87 anos. Presidente do Futebol Clube do Porto durante 42 anos, deixou uma marca indelével na História do clube e no desporto nacional.
O longo percurso de Pinto da Costa como dirigente desportivo coincidiu com um tempo de afirmação do Futebol Clube do Porto enquanto potência desportiva nacional e europeia. O clube conquistou, nos seus mandatos, mais de 60 títulos de futebol profissional e tornou-se na equipa portuguesa com mais sucesso internacional, tendo ganho sete troféus, cinco europeus e dois intercontinentais: a Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões da UEFA em 1986/87 e 2003/04, a Taça UEFA/Liga Europa da UEFA em 2002/03 e 2010/11, a Supertaça Europeia em 1987 e a Taça Intercontinental em 1987 e 2004.
A sua liderança também ficou ligada ao percurso de importantes treinadores portugueses, como José Maria Pedroto, Artur Jorge e José Mourinho, cujo sucesso contribuiu para a reputação internacional do clube.
Figura não isenta de polémicas, Pinto da Costa foi um convicto e apaixonado portista e uma personalidade muito relevante da cidade do Porto, tendo prestado um importante contributo para a afirmação internacional da região e do país.
A Assembleia da República, reunida em Plenário, manifesta o seu profundo pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. À família, aos amigos e aos adeptos do Futebol Clube do Porto, endereça sentidas condolências.
Palácio de São Bento, 18 de fevereiro de 2025
O Presidente da Assembleia da República
José Pedro Aguiar-Branco"